“De olho no Futuro”: parceria de sucesso entre Secretaria de Educação e Rotary

sexta-feira, 04 de fevereiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
“De olho no Futuro”: parceria de sucesso entre Secretaria de Educação e Rotary

O projeto social "De Olho no Futuro", que visa proporcionar a assistência oftalmológica gratuita aos alunos da rede municipal de ensino, surgiu de uma parceria firmada em 2003 entre a Secretaria Municipal de Educação e o Rotary Clube de Nova Friburgo. A iniciativa é coordenada pela empresária e rotariana Márcia Carestiato. 

O programa funciona da seguinte forma: os professores são capacitados para perceber, durante as aulas, se algum aluno apresenta dificuldades para enxergar corretamente e realizar a triagem inicial por meio da tabela de Snellen, um teste simples que possibilita a detecção da dificuldade de visão do estudante para acompanhar as atividades em sala. Após essa detecção, o professor comunica a deficiência à direção das escolas que providenciam o encaminhamento dos estudantes para o exame oftalmológico providenciado pelo Rotary Club e executado pelo médico. Se confirmada a necessidade do estudante ter que usar óculos, é providenciada a entrega às crianças, geralmente durante cerimônias promovidas pelo Rotary e a prefeitura. 

O objetivo do projeto é intervir nas condições de saúde ocular dos alunos, propiciando melhora no rendimento escolar e reduzindo as taxas de evasão decorrentes de problemas visuais. Uma vez detectado algum distúrbio visual nos alunos da rede municipal de ensino e com a comprovação de dificuldades financeiras das famílias para adquirir os óculos, o Rotary promove a doação. 

A importância do programa 

A maioria dos conhecimentos é adquirida por meio da visão, que é um mecanismo de integração importante do indivíduo. A visão é a capacidade que o olho tem de perceber o universo que o cerca e depende da ação coordenada entre o globo ocular, seus anexos e o cérebro. O aparelho visual continua seu desenvolvimento após o nascimento da criança, completando sua maturação por volta dos sete anos de idade. 

É nessa época que a visão, resultante de um processo de aprendizado, atinge seu máximo. O desenvolvimento da criança e, consequentemente, seu aproveitamento escolar dependem de uma imagem nítida formada na retina. Quando isso não acontece, possivelmente precisam fazer uso de óculos.

Muitos são os cuidados que devemos ter com o olho para que a visão tenha um desenvolvimento adequado e, uma vez atingido seu potencial máximo, seja preservado. As ações de detecção por meio da observação do olho e do comportamento da criança (pelos pais, professores, agentes comunitários de saúde ou qualquer pessoa que conviva com a criança), a avaliação da acuidade visual e o tratamento precoce de distúrbios oculares realizados com óculos, oclusores e outros, possibilitam a recuperação e um desenvolvimento normal da visão.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: