Em três dias, mais quatro mortes por Covid, mais quatro profissionais de saúde contaminados, mais 231 testes positivos, mais 16 internados e 114 novos casos confirmados da doença. Este é o saldo do avanço do coronavírus em Nova Friburgo de sábado até segunda-feira, segundo os dados oficiais da prefeitura, divulgados nesta terça, 7.
As vítimas fatais foram três mulheres e um homem, todos com mais de 60 anos e um com mais de 80, todos com comorbidades e, apesar de imunizados, todos com a cobertura vacinal incompleta, ou seja, não tomaram a dose de reforço.
A titular da Secretaria Municipal de Saúde, Nicole Cipriano, pediu expressamente que as pessoas não deixem de tomar a dose de reforço para se protegerem do coronavírus. Segundo ela, a adesão na cidade ainda está baixa, tanto para adultos quanto para crianças.
A semana passada já tinha fechado com um dado alarmante. Dos 109 novos casos confirmados em apenas 24 horas, dez eram profissionais de saúde infectados - um número que esteve por muito tempo estagnado em 905 e que, repentinamente, subiu para 915.
No total, desde o início da pandemia, a cidade já teve 31.792 pessoas infectadas, sendo 919 profissionais de saúde, e 938 óbitos.
Quanto aos resultados dos testes diários, a balança passou a pesar mais, embora discretamente, para o lado mais temido: a proporção entre positivos e negativos, que vinha se mantendo em 30% contra 70%, passou agora para 33,6% contra 66,3%. Dos 487 testes realizados somente nesta segunda-feira, 164 resultaram positivos e 323 negativos. Em três dias, os testes positivos somaram 231.
Nos hospitais, a quantidade de internados com Covid, que eram 31 na sexta, chegou a 47 no domingo. Nesta segunda eram 43, sendo seis em leitos de UTI - dois no Raul Sertã e quatro na Unimed. A oferta de leitos de enfermaria no Raul não para de aumentar, chegando agora a 30, dos quais 21 estavam ocupados nesta segunda.
Como A VOZ DA SERRA já observou, em apenas uma semana, no fim de maio, a quantidade de testes diários mais que dobrou, enquanto o número de internados sextuplicou. Duas semanas atrás havia somente quatro pessoas internadas.
Com a maior demanda, o posto do Suspiro está abrindo mais cedo para testes de Covid: de segunda a sexta-feira das 8h às 15h e às terças, a partir das 10h. Longas filas voltaram a ser registradas.
Deixe o seu comentário