Através de portaria, o Nova Friburgo Country Clube decidiu, após reunião de seu Conselho Diretor, suspender por 15 dias, a partir desta terça-feira, 17, todas as atividades sociais e esportivas do clube, incluindo escolinhas e academia de ginástica. A emissão de convites pelos sócios-proprietários também fica suspensa. Esse período poderá ser abreviado ou estendido, dependendo da evolução dos acontecimentos relacionados à proliferação do vírus.
Em nota técnica divulgada na última sexta-feira, 13, o Conselho Regional de Educação Física (Cref) da 1ª Região, responsável por todos os profissionais que atuam no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, recomendou o reforço da higienização das academias e que alunos com mais de 60 anos, com problemas de saúde ou baixa imunidade ou que já tenham tido contato com grupos de risco, pessoas infectadas ou casos suspeitos se exercitem em casa.
O Cref também recomenda a suspensão das aulas coletivas.
Conforme o documento (acesse aqui), as academias devem incentivar seus alunos a lavarem as mãos com água e sabão sempre que chegarem e manter à disposição de todos álcool em gel nas dependências, além de aumentar a frequência da higienização de seus aparelhos e equipamentos.
Os estabelecimentos maiores devem adotar medidas para reduzir a aglomeração de alunos, como manter aparelhos distanciados a um metro um do outro e limitando o número de alunos para que não ultrapasse mais que um indivíduo a cada dois metros quadrados. Atividades ao ar livre devem ser incentivadas.
As orientações foram dadas após reunião do Cref com o Conselho Regional de Medicina (Cremerj) e após a divulgação dos primeiros casos no Rio de infecção comunitária pelo Covid-19 - quando não se sabe mais quem transmitiu o vírus para quem.
As medidas valem, por enquanto, apenas para o Estado do Rio. Os alunos de academias que permanecerem em casa poderão realizar exercícios físicos prescritos pelos instrutores de educação física.
Governador faz apelo a empresários
Nesta segunda-feira, 16, o governador Wilson Witzel fez um apelo para que empresários fechem academias e restaurantes. Witzel disse que o Brasil deve se inspirar em países como a Holanda, onde os restaurantes) passaram a trabalhar somente com delivery (entrega em domicílio) e take away (o próprio cliente pega a comida). "O mundo está tomando essas medidas", disse Witzel.
Ele também pediu conscientização dos cariocas para não irem à praia. "As praias são para o carioca muito importantes, mas, nesse momento, serão armas que vão levar o vírus para casa. Nossos pais e nossos avôs são os que vão sofrer", afirmou.
Deixe o seu comentário