Coronavírus: aulas suspensas, shows e eventos cancelados também em Friburgo

Para evitar aglomerações, cinemas e teatros de todo o estado também não devem abrir. Aposentados terão 13º antecipado
sexta-feira, 13 de março de 2020
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
A reunião na prefeitura, nesta sexta, para discutir o coronavírus (Foto: Divulgação  PMNF)
A reunião na prefeitura, nesta sexta, para discutir o coronavírus (Foto: Divulgação PMNF)

A pandemia de coronavírus que chegou ao Brasil nos últimos dias levou autoridades federais, estaduais e municipais a reagirem rápido e anunciarem medidas fortes.

Embora Nova Friburgo não tenha, ainda, registrado nenhum caso suspeito (os poucos investigados até agora foram descartados), o prefeito Renato Bravo reuniu-se na tarde desta sexta-feira, 13, com todo o secretariado para discutir ações de prevenção. Ele determinou o fechamento de todas as escolas e creches do município, a partir da segunda-feira, 16, por pelo menos 15 dias, e recomendou que a rede privada de ensino faça o mesmo, assim como o cancelamento de shows e eventos programados na cidade.

 "Isso é muito importante para preservar vidas", enfatizou Bravo, que pediu, ainda, cuidado com a "disseminação de fake news que só atrapalham o combate à doença".

Em pronunciamento gravado em vídeo, Bravo disse que a prefeitura está seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o protocolo adotado pelo governo estadual para a prevenção e o combate do coronavírus. Um decreto será publicado com o teor de todas as medidas.

Cinemas e teatros fechados

Mais cedo, pela manhã, o prefeito Marcelo Crivella e o governador Wilson Witzel montaram gabinetes de crise para discutir medidas emergenciais visando a conter a propagação do Covid-19. Em entrevista coletiva no fim da tarde desta sexta-feira, Witzel proibiu a abertura de cinemas e teatros em todo o Estado do Rio, pelos próximos 15 dias.

Tanto Witzel quanto Crivella também anunciaram a suspensão das aulas em todas as escolas a partir de segunda. Nas estaduais, a suspensão vale por 15 dias, incluindo as particulares. Nas municipais do Rio, a suspensão vale a princípio por uma semana, mas pode ser estendida até o fim do mês.

Diversos órgãos e serviços do estado já começam a operar em regime especial para conter a proliferação do vírus. A Universidade Federal Fluminense (UFF) decidiu adiar por uma semana o início do período letivo. Já a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) suspendeu atividades extracurriculares como aulas inaugurais, eventos comemorativos, científicos, artísticos e culturais, posses e cerimônias de entrega de títulos.

Audiências da Justiça suspensas

Os atendimentos no Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Câmara Municipal e Assembleia Legislativa passam a funcionar de maneira restrita a partir da segunda-feira, 16, com acesso liberado apenas a parlamentares, funcionários e profissionais de imprensa. Nos fóruns, audiências de primeiro e segundo grau estão suspensas por 60 dias e juízes atenderão somente casos de urgência. Os serventuários irão trabalhar de casa. Visitas aos presídios do estado também estão proibidas.

Eventos e convenções adiados

O Ministério da Saúde também divulgou recomendações para diminuir a velocidade da transmissão do vírus no país. Caso eventos com grande concentração de pessoas não possam ser cancelados ou adiados, deverão ser realizados sem público.

O secretário de Eventos do Rio, Felipe Michel, disse em entrevista à Super Rádio Tupi que todos os grandes eventos programados para acontecer na próxima semana  na capital estão cancelados. É o caso, por exemplo, da Super Rio Expofood e da Convenção Abras que aconteceriam no Riocentro de 16 a 18 de março.

Estabelecimentos de interesse turístico e cultural também foram afetados. A direção do Museu Imperial decidiu fechar o complexo Palácio Imperial de Petrópolis (palácio e jardim) neste fim de semana.

Ajuda aos aposentados

O Ministério da Economia também anunciou medidas para reduzir o impacto econômico da doença, que é mais letal para a população idosa. Entre as medidas estão a antecipação, para abril, da metade do décimo-terceiro para aposentados e pensionistas do INSS, normalmente paga em julho. Outra decisão é a suspensão, pelos próximos quatro meses, da exigência da prova de vida, a fim de evitar deslocamentos.

O governo federal também vai propor ao Conselho Nacional de Previdência Social que reduza os juros máximos do empréstimo consignado de beneficiários do INSS. Além disso, o Ministério da Economia deve definir, junto com o Ministério da Saúde, a lista de produtos médico-hospitalares que poderão ter  impostos de importação mais baixos, a fim de garantir o abastecimento.

Viajantes que chegam do exterior devem se isolar

Outra medida de precaução recomendada pelo Ministério da Saúde é que todo viajante internacional faça isolamento domiciliar por uma semana, a partir da data do desembarque. Eles só devem procurar unidade de saúde se apresentar febre e tosse ou falta de ar. Cruzeiros também estão desaconselhados. 

O secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson Oliveira, afirmou que, se essas medidas não forem adotadas, os casos vão dobrar a cada três dias, segundo projeções feitas pela pasta. 

Transmissão comunitária

A sexta-feira fechou com pelo menos 98 casos confirmados e 1.485 suspeitos no país e um agravante: foram registrados nas capitais Rio e São Paulo os primeiros casos de transmissão comunitária  - quando já não é possível identificar quem passou o vírus para quem. Na véspera, o Rio de Janeiro havia tido o primeiro caso de transmissão local: um homem de 72 anos que, sem sair do país, contaminou a esposa.

O Estado do Rio tem agora pelo menos 13 casos confirmados, na capital, em Niterói e em Barra Mansa. Há um caso suspeito em Teresópolis.

Mais medidas no Rio

Na tarde desta sexta, a prefeitura do Rio informou que vai adotar ainda as seguintes medidas e recomendações:

  • Entrou em Estágio de Atenção devido às medidas de prevenção ao coronavírus no município.

  • Recomenda que ônibus e BRTs evitem superlotação de passageiros; para isso, sugere jornadas de turnos de trabalho alternativos para empresas, com o objetivo de evitar a superlotação nos transportes coletivos. E, sempre que possível, o trabalho em casa.

  • Decide não conceder licenças para eventos que causem grandes aglomerações. Licenças já concedidas serão canceladas a partir de segunda-feira;

  • Suspende as  férias do pessoal da Saúde e da Assistência Social enquanto durar a pandemia;

  • Suspende as aulas em escolas municipais na próxima semana, mantendo os refeitórios abertos para o almoço a partir das 11h às 13h;

  • Suspende a partir de segunda-feira atividades nas Casas de Convivência, cinemas, teatros, lonas culturais e museus da prefeitura do Rio; 

  • Recomenda que pessoas com baixa imunidade (asma, pneumonia, tuberculose, câncer, renais crônicos e transplantados) evitem sair de casa;

  • Orienta que a população evite frequentar cinemas e teatros particulares;

  • Promete disponibilizar álcool gel em todas as repartições municipais de atendimento ao público, incluindo hospitais, abrigos, estações de BRT, escolas e equipamentos culturais;

  • Recomenda que as atividades esportivas no Engenhão não sejam abertas ao público.

Fontes: G1 e O Globo

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra