Na última segunda-feira, 17, a Prefeitura de Nova Friburgo iniciou a liberação, para impressão, em seu site (www.novafriburgo.rj.gov.br), das guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Foro 2025. O vencimento desses tributos começam em 10 de março, mas alguns contribuintes já quiseram se antecipar. Eles geraram as guias, mas têm enfrentado dificuldades para efetuar o pagamento no site ou aplicativo do banco Bradesco.
Vários contribuintes entraram em contato com o WhatsApp da redação de A VOZ DA SERRA (22) 9 9213 9995 para denunciar a situação. Segundo eles, sempre que tentavam efetuar o pagamento dos tributos no site do Bradesco, aparecia na tela a mensagem: “O banco não reconhece o boleto nem o pix”.
Informada dessa dificuldade, nossa equipe de reportagem entrou em contato com a prefeitura para saber se estava ocorrendo alguma instabilidade no sistema. Em nota enviada pela Subsecretaria de Comunicação Social, a prefeitura informou que o Bradesco não quis aderir ao credenciamento para o recebimento de tributos municipais. A nota diz ainda que a “Secretaria Municipal de Fazenda abriu a possibilidade dos bancos que queiram manter credenciamento para recebimento de tributos e o banco que quiser, pode aderir a qualquer momento”.
Atualmente os seguintes bancos estão credenciados para pagamento dos tributos municipais como o IPTU e o Foro via aplicativos: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Siccob e Itaú. Segundo a Secretaria de Fazenda, “o Bradesco não quis fazer adesão ao convênio e, portanto, o cidadão que tentar pagar pelo aplicativo do Bradesco não irá conseguir, já que o banco recebe, atualmente, apenas guias judiciais.”
A prefeitura observou também que no caso das reclamações dos contribuintes encaminhadas à redação de A VOZ DA SERRA sobre o não reconhecimento dos boletos, “o que pode ter havido é um erro do sistema, porém, até o momento, não houve relatos parecidos sobre o ocorrido. Nesse caso, a orientação é para que os contribuintes procure a Secretaria de Fazenda e verifique a situação para conseguir realizar o pagamento dos tributos.
Deixe o seu comentário