Contas de luz. Moradores da zona rural podem fazer a autoleitura do medidor

Medida evita o faturamento do consumo pela média
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação Energisa)
(Foto: Divulgação Energisa)

A concessionária de energia elétrica de Nova Friburgo, Energisa Minas Rio, anunciou, nesta semana, que cerca de 80 mil clientes da zona rural de sua área de concessão no Estado do Rio, que abrange Friburgo e Sumidouro, podem fazer a autoleitura dos seus medidores de energia. A medida evita que o faturamento seja feita com base na média de consumo do imóvel, o que, às vezes, pode resultar em cobranças mais caras que o total consumido pela família em determinado mês.  

A autoleitura é um método prático que permite aos clientes registrarem o consumo de eletricidade diretamente pelos canais de atendimento da Energisa, evitando surpresas na fatura. Na zona rural, onde o acesso é mais difícil, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autoriza que os leituristas visitem as residências a cada três meses, o que pode resultar no faturamento pela média dos últimos 12 meses caso a medição não seja realizada. Já nas áreas urbanas, o faturamento pela média ocorre quando o leiturista não consegue acessar o medidor devido a portões fechados, ausência de moradores, imóveis desocupados ou cães soltos, garantindo que o cliente continue recebendo a fatura mesmo sem a leitura mensal.

Segundo a concessionária Energisa, cerca de 9% de seus consumidores de energia elétrica são de zonas rurais. Porém, apenas 1,3% realizam a autoleitura. “É muito importante que os clientes da zona rural façam a autoleitura da conta de luz. Durante o período de safra, por exemplo, o consumo de energia pode aumentar bastante em alguns meses. Se a medição não for feita, a conta é calculada pela média dos últimos 12 meses, o que pode deixar o valor mais alto. Como a medição é feita um mês sim e outro não, fazer a autoleitura todo mês garante que a conta de energia seja faturada pelo consumo real”, explica Luciano Cunha, coordenador de Leitura da Energisa Minas Rio.

Como fazer 

Para realizar a autoleitura e economizar na conta de energia, é simples e fácil, e pode ser feita sem sair de casa. Dois dias antes da data da próxima medição, o cliente deve anotar os números do consumo que aparecem no visor do medidor de energia e enviar a informação através dos canais de atendimento da Energisa. Essa data está indicada na última conta de energia e no calendário rural que já foi entregue para as famílias de zonas rurais.    

Mais informações nos canais de atendimento da concessionária: aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android); assistente virtual Gisa (WhatsApp) - www.gisa.energisa.com.br;site – www.energisa.com.br e o call center – 0800 032 0196. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: