Como proceder em caso de vazamento de gás

Depois do pânico causado por uma perfuração na obra de drenagem da Rua Augusto Cardoso, ouvimos a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros
quinta-feira, 15 de dezembro de 2022
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Quem estava nos prédios, lojas e passando pela Rua Augusto Cardoso na tarde de terça-feira, 13, quando uma tubulação de gás foi perfurada por uma escavadeira da obra de drenagem feita no local, viveu momentos de pânico. O barulho causado pela pressão do vazamento e o cheiro forte de gás fizeram com que todos corressem, com medo de explosões e intoxicação.

Com a chegada do Corpo de Bombeiros, foi determinada a evacuação e o fechamento de lojas e consultórios. A Rua Luiza Engert, transversal à Rua Augusto Cardoso, foi interditada. Moradores tiveram que sair das suas casas e apartamentos.

A VOZ DA SERRA recebeu relatos vividos no momento. Um deles, de um dentista falando que estava atendendo dois idosos de mais de 90 anos. “Tive que descer as escadas do prédio amparando um casal de pacientes idosos. Foram momentos muito angustiantes”, relatou ele.

Outra pessoa que passava pelo local contou que o pânico tomou conta de todos. “Todo mundo saiu correndo.  Fecharam as lojas. Foi sério. Uma loucura”, descreveu ela.

Como proceder em caso de vazamento nas ruas

Entramos em contato com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil para orientar como as pessoas devem proceder nessa situação, já que foi a segunda vez que aconteceu esse tipo de acidente na obra de drenagem na mesma rua.

De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil, em caso de vazamento de gás nas ruas, as pessoas devem se afastar imediatamente, e acionar o Corpo de Bombeiros, pelo número 193 e, se possível, a companhia de gás. O porta voz da Secretaria de Estado de Defesa Civil, major Fábio Contreiras,  acrescenta que inicialmente, as pessoas têm que se afastar porque o gás natural se propaga rapidamente, por ser mais leve que o ar. “A pessoa deve ficar a uma distância do vazamento onde não sinta mais o cheiro do gás. A área isolada é calculada na hora pelos bombeiros, de acordo com a pressão, com que o gás está vazando. É fundamental seguir as instruções dos agentes. Mas, quando o vazamento é em área aberta, como o que aconteceu, o risco é menor, porque não há concentração do gás”, explicou ele, acrescentando que “se fosse em local fechado, teria mais risco de explosão e morte por intoxicação, pois há o acúmulo de gás.”

Se a pessoa estiver em algum ambiente fechado, próximo ao local onde esteja acontecendo o vazamento de gás natural, a Defesa Civil destaca que a orientação é manter os ambientes ventilados, abrindo portas e janelas para que não seja acumulado material gasoso, mantendo distância de segurança e em seguida acionar a concessionária de gás e o Corpo de Bombeiros. 

O major Fábio Contreiras explica ainda que “mantendo o ambiente fechado, o gás pode ficar concentrado em um corredor, um quarto, por isso também não se deve ligar nem desligar lâmpadas equipamentos elétricos e eletrônico, pois tem risco de gerar centelha e causar explosão.”

Outra orientação é não tentar conter o vazamento de gás. “Há casos em que além do vazamento, há produção de labaredas. As pessoas tentam apagar, jogando areia ou outro produto. Mas isso nunca deve ser feito. Nas vias onde passam a canalização de gás, há caixas com acesso ao registro, que só os bombeiros e a concessionária têm a chave. Nós não atacamos o fogo, nesse caso, nós fechamos o registro à distância, impedindo a continuidade do vazamento”, finalizou ele.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: