Comerciantes dizem estar próximos de ultrapassar limite para manter o negócio

Em época de quarentena, folha de pagamento e aluguel são itens que exercem o maior custo para manter empresas, segundo pesquisa
quinta-feira, 09 de abril de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Comerciantes dizem estar próximos de ultrapassar limite para manter o negócio

A quarentena determinada pelo poder público e órgãos de saúde para conter o avanço do coronavírus tem afetado a vida e a rotina dos fluminenses. De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio RJ (IFec RJ), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, os empresários do setor que gera mais de 1,7 milhão de empregos formais no Estado do Rio, são os mais impactados com a medida de isolamento social.  

O levantamento foi realizado com 723 comerciantes e mostrou que a quarentena já afeta os negócios. De acordo com o estudo, cerca de 30,8% dos empresários suportariam manter a quarentena por, no máximo, 30 dias. Outros 19,8% por apenas 15 dias e 17,4% por somente uma semana. A quarentena no Estado do Rio começou no dia 16 de março.

Segundo a pesquisa, sem a ajuda do governo, 68% dos negócios podem simplesmente quebrar nas próximas semanas. Apenas 10,8% das empresas conseguiriam manter os negócios em quarentena por 60 dias e 4,3% por mais de 60 dias.    

 A pesquisa também revelou que, de forma geral, os itens que exercem maior peso no custo total das empresas são: folha de pagamento (24,5%); aluguel (24,1%); fornecedores (22,8%); energia elétrica e água (13,6%), financiamentos, impostos e taxas (11,9%); e telefone (3,2%).

 Quando perguntados sobre quanto tempo acham que a quarentena irá durar, a maioria do empresariado entrevistado não demonstrou tanto otimismo, 23,9% dos entrevistados responderam por um mês, outros 22,4% previram durar mais dois meses e 20,7% por três meses. Já 14,5% acreditam que levará mais de três meses e 12,9% apenas um mês e meio.   

Quando perguntados sobre que tipo de quarentena seria viável, 65,1% dos empresários se mostraram a favor de uma quarentena parcial, contra 24,1% dos que acreditam que todos os estabelecimentos devem ser fechados, já outros 10,8% consideram que nenhum estabelecimento deve fechar as suas portas.  

 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra