Este fim de semana terá o mais puro clima de poesia em Nova Friburgo com o tradicional evento Jogos Florais que chega este ano a sua 66ª edição. Como ocorre todos os anos, em maio, integrando os festejos do aniversário de Nova Friburgo, que somou 207 anos de fundação no último dia 16, os Jogos Florais deverão atrair trovadores de todo o país. A realização do evento está a cargo da seção Nova Friburgo da UBT, a União Brasileira de Trovadores, presidida pela poetisa, jornalista e colunista de A VOZ DA SERRA, Elisabeth Souza Cruz.
A programação começa nesta sexta-feira, 30, às 15h, com a recepção aos trovadores no chafariz da Praça Getúlio Vargas, seguida de um passeio pelas Alamedas dos Trovadores, na praça, que ganharam novas placas com a reprodução de trovas que enaltecem toda a magia e o simbolismo do evento e de Nova Friburgo. Às 18h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Rua Fernando Bizzotto, 39, haverá a tradicional Noite dos “Magníficos Trovadores” (poetas hors concours), com a apresentação da Musa dos Jogos Florais 2025, homenagem ao Magnífico Trovador Antônio Carlos Pinto e premiação dos Magníficos Trovadores.
No sábado, 31, a programação dos 66º Jogos Florais começa cedo, às 9h30 com uma Manhã Festiva no Suspiro que contará com a Oração dos Trovadores, na capelinha de Santo Antônio; às 10h, visita à Fonte do Suspiro e a Praça dos Trovadores. Às 10h30, visita à Praça das Colônias, seguida de visita à loja Doces Sader, na Praça do Suspiro. A partir das 17h30, a programação continua na Usina Cultural Energisa, na Praça Getúlio Vargas, 55, com o programa “Show de Trovas”, apresentação do Coral da Afridev (Associação de Integração do Deficiente Visual e às 19h, premiação do Concurso Local de Trovas e do Projeto “JuvenTrova”.
No domingo, 1º de junho, na Academia Friburguense de Letras (AFL), na Praça Getúlio Vargas, 71, às 9h, sessão festiva de Premiação Geral dos concursos Nacional/Internacional (lírico/filosófico e humor), Veteranos e novos trovadores. Haverá também premiação do concurso Relâmpago, com o trovador Sérgio Ferreira da Silva e às 13h, cerimônia de encerramento.
Deixe o seu comentário