Com surto de gripe no Rio, Friburgo intensifica vacinação contra a influenza

Doses estão sendo oferecidas todos os dias nos postos de saúde e nas Estratégias de Saúde (ESFs)
terça-feira, 30 de novembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Movimento de pedestres nas ruas de Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
Movimento de pedestres nas ruas de Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

Os mais de seis mil casos de gripe na capital fluminense, muitos confundidos com a Covid-19, por apresentarem sintomas semelhantes, acendeu o alerta sobre a necessidade da imunização da população contra o vírus Influenza, inclusive em Nova Friburgo, onde a prefeitura promoveu ontem um Dia D de vacinação nos postos de saúde. As doses contra a gripe, no entanto, estão sendo oferecidas todos os dias nas unidades de saúde friburguenses, mas com baixa adesão. A campanha acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, nos postos Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, no bairro Olaria e Waldyr Costa, no distrito de Conselheiro Paulino. Às terças e quintas-feiras, há vacinação contra a gripe também no posto de saúde José Copertino Nogueira, no bairro São Geraldo.  

Muitos profissionais de saúde acreditam que a vacinação contra a Covid-19 que demanda a ida aos locais de vacinação para duas doses e agora o reforço, fez com que a maioria das pessoas se desestimulasse em relação à necessidade de combater a gripe com a vacina, cuja campanha é anual e agora liberada para todas as faixas etárias. Antes, a vacina contra a Influenza era destinada somente aos idosos, crianças até seis meses e doentes crônicos. Para se imunizar contra a gripe é necessário apresentar o CPF, carteira de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a carteirinha de vacinação que possui o registro da dose contra o coronavírus.

O surto na capital 

O município do Rio de Janeiro está enfrentando um surto de influenza, a gripe comum. A Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura carioca registrou pelo menos 6.300 casos de gripe na semana passada e as principais vítimas da doença são crianças. Até ontem, 29, estavam internados por conta da Influenza no Rio de Janeiro 24 pacientes, sendo 23 crianças até 12 anos e apenas um idoso. As crianças representam 95,8% dos hospitalizados pela gripe.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina