Com Olimpíada na mira, Jhennifer Alves tenta o Troféu Brasil de Natação

Corrida pela participação nas Olimpíadas do próximo ano começou no último dia 1º de março, quando tiveram início os eventos sancionados pela World Aquatics
sexta-feira, 26 de maio de 2023
por Vinicius Gastin
Equipe do Pinheiros, com Jhenny, defende o título da competição este ano (Foto: Divulgação)
Equipe do Pinheiros, com Jhenny, defende o título da competição este ano (Foto: Divulgação)

Jhennifer Alves começa a sua caminhada para transformar, em realidade, o seu sonho olímpico. A nadadora de Nova Friburgo disputa o Troféu Brasil 2023 em Recife-PE. O Parque Aquático Santos Dumont, que foi sede do Troféu José Finkel e o Troféu Carlos Campos Sobrinho, em 2022, receberá a principal competição de Natação do país nesta temporada a partir da próxima terça-feira, 30, até 3 de junho. 

“Recife e o Parque Aquático Santos Dumont se mostraram impecáveis no que diz respeito a organização de competições. Isso, é claro, nos dá a segurança que o nosso principal evento será disputado em uma piscina muito boa, com boa estrutura de hotéis, deslocamento e tudo que as equipes precisam para ter seu melhor desempenho dentro da piscina”, disse Luiz Fernando Coelho, presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Jhenny compõe o time atual campeão e maior detentor de títulos da competição, com 19 conquistas, o Pinheiros, de São Paulo. Este ano serão 41 nadadores representando a equipe durante a competição. O Troféu Brasil será seletiva para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, que será em julho, em Fukuoka, no Japão, e para os Jogos Pan-Americanos, que acontecerá em outubro, em Santiago, no Chile. Além disso, também serão formadas seleções para o Campeonato Mundial Júnior de Natação e para a Universíade. A expectativa é que os melhores atletas do Brasil participem do evento. 

A programação e os regulamentos da competição podem ser conferidos na página oficial da CBDA, na internet.  A competição será nos mesmos moldes de 2022 onde estão em disputa as seletivas para os campeonatos mundiais, tanto no Absoluto como para o Mundial Júnior. Este ano serão 55 clubes participantes, reunindo o total de 391 atletas na disputa do Troféu Brasil. O evento terá transmissão ao vivo do Canal Olímpico do Brasil e as finais serão reproduzidas no canal de TV por assinatura BandSports.

A corrida pela participação nas Olimpíadas do próximo ano começou no último dia 1º de março, quando tiveram início os eventos sancionados pela World Aquatics. O Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação - Troféu Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, acontece de 29 de maio a 4 de junho, e serve como seletiva para o Mundial de Fukuoka, no Japão, de 17 a 30 de julho.

Em Fukuoka, as três melhores equipes dos revezamentos se classificam para Paris 2024. O pódio das provas de 10 quilômetros das águas abertas também se garante nos próximos Jogos.

á os Jogos Pan-americanos terão a competição de natação entre 21 e 25 de outubro, e o Troféu José Finkel será de 30 de outubro a 5 de novembro. A natação brasileira vive boa expectativa, após um 2022 de vários bons resultados e algumas dificuldades. A geração da natação feminina brasileira também fez bonito em 2022, especialmente em Budapeste, gerando perspectivas positivas. Foi nesta competição que a friburguense Jhennifer Alves bateu o recorde sul-americano no 50m peito.

Pela primeira vez, o país teve duas nadadoras na final de uma prova individual de Mundial: Beatriz Dizotti (sexta) e Viviane Jungblut (sétima) nos 1500m. Jungblut também fez final nos 800m (oitava) e. de quebra, tanto o revezamento 4x100m quanto o 4x200m foram sexto lugar do mundo, mostrando uma evolução da equipe como um todo.

Além desta marca, Jhennifer também brilhou durante a disputa do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel 2022, em Recife. A nadadora de Nova Friburgo bateu o recorde sul-americano dos 50 metros peito, completando a prova em 29s87. A medalha de prata ficou com a argentina Macarena Ceballos, e o bronze com Ana Carolina Vieira. Com o resultado, Jhenny também alcançou os índices para o Mundial de Melbourne, na Austrália.

A nadadora de Nova Friburgo também foi uma das atletas do Brasil que participaram dos Jogos Sul-Americanos (Odesur), em Assunção, no Paraguai. Com direito a dobradinha nos 50m peito, a friburguense ficou com a medalha de ouro e Ana Carolina Vieira, com a de prata. O duelo foi equilibrado e decidido na batida de mão, com Jennifer vencendo por 0.01s - 31s15 contra 31s16 de Ana Carolina. Pela mesma competição, a nadadora de Nova Friburgo também conquistou uma medalha de bronze, na modalidade 100m peito.

Foto da galeria
Nadadora friburguense começa a caminhada rumo ao sonho olímpico de 2024 (Foto: Saulo Cruz/CBDU)
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: