Chegou a hora de os ipês amarelos florirem e mostrarem seu esplendor

Cada cor respeita uma ordem de floração, que pode ocorrer de forma alterada a cada ano, dependendo do clima
segunda-feira, 08 de agosto de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Ipês em flor, este ano e no ano passado (Fotos: Henrique Pinheiro)
Ipês em flor, este ano e no ano passado (Fotos: Henrique Pinheiro)

É durante o inverno, o período mais seco e frio do ano, que as flores dos ipês desabrocham - uma cor de cada vez - em um colorido  que se destaca na paisagem, seja em meio ao verde das matas ou nas esquinas das cidades. Antes de florescer, as folhas caem e as árvores ficam secas.

Cada cor respeita  uma ordem de floração, que pode ocorrer de forma  alterada a cada ano, dependendo do clima. Primeiro costumam florescer os ipês roxos, depois os rosas, em seguida os amarelos e, por fim,  os brancos.  Mas já aconteceu de ipês brancos desabrocharem antes do tempo, como ocorreu  em Nova Friburgo em 2021, e os rosas primeiro, como ocorreu este ano, em meados de junho (abaixo).

O fato é que a floração do ipê branco, a mais efêmera de todas,  dura, em média, quatro dias, enquanto as espécies de outras cores (roxa, rosa e amarela), colorem o ambiente por mais tempo, de uma semana a dez dias.

No caso do amarelo, a floração  pode ter duas edições: uma após a do roxo ou a do rosa e outra em setembro, quando se anuncia a chegada da temporada de chuva. 

Na roça, entre os mais velhos, há quem diga que quando o ipê amarelo floresce é sinal de que vem chuva para molhar a terra seca. O que coincide com a frente fria que está em curso, prometendo chuva nesta segunda semana de agosto.

O ipê (Tabebuia spp.) já foi considerado a árvore-símbolo do Brasil. Porém, uma lei veio a declarar o pau brasil como árvore a se tornar marco nacional. E nesta mesma lei a flor do ipê, ganhou o título de flor símbolo nacional do Brasil.

A árvore, reconhecida pela excelente qualidade da madeira, pode atingir 20 metros de altura. O nome vem do tupi e significa casca dura. Antigamente os índios utilizavam a madeira dessas árvores, muito resistentes, para fazerem seus arcos de caça e defesa. Hoje é muito usada na estrutura de obras, em móveis de boa qualidade e em instrumentos musicais.

O ipê amarelo já foi alvo de um decreto presidencial em 1961, quando Jânio Quadros declarou que a espécie estaria imune ao corte, como forma de preservá-la.

Outras flores de inverno são prímulas, papoulas, begônias, gardênias, camélias, cíclames, azaléias, cravos, lírios, amor-perfeito, flamboyants e… cerejeiras.

Passou por um ipê bonito e florido? Mande a foto para a gente - (22) 99213-9995 -  indicando nome e bairro.

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima