O Centro de Arte vai voltar. Para que este desejo tão esperado pelo setor artístico de Nova Friburgo se torne realidade, o movimento Volta Centro de Arte está encaminhando ao prefeito Johnny Maycon um documento solicitando que a gestão do tradicional polo de cultura friburguense, na Praça Getúlio Vargas, 71, retorne para a administração da Secretaria Municipal de Cultura.
Para tanto, o movimento precisa da adesão de todos que concordam com esse pedido. Basta participar do abaixo-assinado. A intenção é coletar o maior número de assinaturas possível.
Esse abaixo-assinado será enviado junto com um documento solicitando que a gestão total (administração e programação), do Centro de Arte seja, apenas, da Secretaria de Cultura e que Fundação D.João VI, fique responsável pelo patrimônio.
“Atualmente, como está parado, o Centro de Arte está sem gestão de programação. Mas o solar foi doado e a administração passou a ser da Fundação, com a Secretaria de Cultura sendo responsável pelos editais de ocupação. Como não existe nada formalizado oficialmente, até onde tivemos conhecimento, estamos solicitando que, ao voltar a funcionar, essa gestão seja exclusiva da Secretaria de Cultura, como sempre foi e que a Fundação D.João VI, fique responsável, apenas pelo espaço físico que é patrimônio histórico”, relatou a atriz e diretora de teatro Daniela Santi, integrante do Movimento Volta Centro de Arte.
“Acredito na causa. Um espaço cultural precisa ser dirigido por gente da cultura. É óbvio que o Centro de Arte deve ficar sob a administração da Secretaria Municipal de Cultura. Precisamos do Centro de Arte, que está abandonado. Que o espaço, que fez parte da minha infância, volte a ser o cartão de visitas da cidade”, comentou um leitor nas redes sociais.
O Centro de Arte
Ponto de encontro da população consumidora de arte e local bastante explorado por artistas de todas as áreas de atuação, o espaço encontra-se fechado desde outubro de 2011. Já o Teatro Bebete Castillo, ali existente, está fora de uso desde janeiro de 2011, quando a tragédia climática atingiu Nova Friburgo e o espaço foi totalmente tomado e destruído pela lama.
Conforme mostrado diversas vezes por A VOZ DA SERRA, os artistas promoveram protestos durante todos esses longos 12 anos de fechamento do Centro de Arte. Governos se sucederam e muitas promessas, também.
Deixe o seu comentário