CDL e Sincomércio pedem urgência na liberação de recursos às empresas

Braulio Rezende participa de videoconferência com ministro Paulo Guedes e pede celeridade nas medidas
terça-feira, 07 de abril de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Braulio Rezende (Arquivo AVS)
Braulio Rezende (Arquivo AVS)

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo solicitaram ao Ministério da Economia urgência na liberação das linhas de crédito para micro, pequenas e médias empresas anunciada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) entre as medidas para reduzir o impacto causado pela pandemia do novo coronavírus.

Em ofício encaminhado ao ministro Paulo Guedes, o presidente da CDL e do Sincomércio, Braulio Rezende, requereu a suspensão da cobrança de impostos federais para as demais empresas enquanto durar a crise, além das integrantes do Simples Nacional, já que um eventual parcelamento não seria suficiente para socorrer a classe empresarial.

“Acompanhamos conferências e depoimentos do ministro com explanações sobre as linhas de crédito, em que ele disse que a ajuda emergencial sairia rapidamente. O dinheiro não saiu, então o governo precisa acelerar esse processo”, afirmou Braulio Rezende.

Ele ainda destaca que faz contato diário com os gerentes das agências locais da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, instituições públicas por intermédio das quais os empréstimos também serão disponibilizados, mas vem sendo informado de que não foram estabelecidas normas como juros e carências, entre outras.

“Esse atraso gera visível angústia nos empresários friburguenses. Há enorme dificuldade no acesso aos recursos, que são, neste grave momento que vivemos hoje, a esperança da nossa categoria”, acrescenta Braulio.

O presidente da CDL e do Sincomércio acredita que somente com os empréstimos e a interrupção na cobrança de impostos as empresas terão condições de funcionar. Sem movimento de vendas e com as contas vencendo, os empresários não irão conseguir honrar com seus compromissos financeiros.

“Os empresários estão sufocados, sem capital de giro, amargam imensos prejuízos e não tem como pagar fornecedores, tributos e folha salarial sem ajuda emergencial do governo. A roda da economia só voltará a girar se o governo fizer a sua parte e injetar, de verdade, dinheiro nas empresas”, defende Braulio Rezende.

Videoconferência com Paulo Guedes

Para tentar acelerar a chegada desses recursos, Braulio Rezende participou de uma videoconferência com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que reuniu representantes do empresariado de todo o país. Segundo o presidente da CDL e do Sincomércio, o principal assunto da conversa foi a dificuldade enfrentada pelas empresas para acessar as linhas de crédito emergenciais liberadas pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como uma das medidas para reduzir os impactos causados pela pandemia de Covid-19: “Houve unanimidade nas queixas apresentadas ao ministro: o dinheiro não está chegando na ponta. Ele (Paulo Guedes) disse que entende o desespero dos empresários”, finalizou Braulio.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra