Carnaval 2022: escolas definem seus enredos, caso haja a festa popular

Câmara dos Vereadores realizará audiência pública no próximo dia 6 com representantes da Liga e da prefeitura
quarta-feira, 22 de setembro de 2021
por Wanderson Nogueira
A atual campeã, Vilage, no desfile de 2020  (Arquivo AVS)
A atual campeã, Vilage, no desfile de 2020 (Arquivo AVS)

A Imperatriz de Olaria definiu a história que vai contar na avenida em 2022, caso se confirmem as expectativas de ter desfiles no próximo carnaval em Nova Friburgo, informa Wanderson Nogueira na sua coluna "Observatório". A vermelho-e-branco de Olaria escolheu o tema indígena “Anauê, Membira Ibi – Salve o Povo da Terra”, de autoria do carnavalesco Gilson Pereira da Silva. Já nesta sexta-feira, 24, às 19h30, a sinopse do enredo será apresentada aos compositores interessados para que façam suas obras para a disputa do samba da agremiação.

Além da Imperatriz, já revelaram seus enredos as escolas Vilage no Samba e Unidos da Saudade. A atual campeã, Vilage, definiu o “Som do Sertão” como seu enredo. Inclusive, o samba já está pronto desde o ano passado. A Unidos da Saudade escolheu a metalurgia como tema, no enredo “Metalurgia, a Chave do Progresso”, em clara alusão à força das indústrias locais que se notabilizam como maior mercado da América Latina.

A Alunos do Samba também já definiu seu enredo, mas ainda não revelou. O que se sabe é que será com pegada social, sobre as mazelas brasileiras, algo que a escola sempre se deu bem. A conferir.

Nas quadras, apesar de toda preparação e planejamento estar ocorrendo, há medo e desconfiança. Mais do que o temor com a continuidade da pandemia, teme-se as decisões políticas. Se por um lado há confiança com o avanço da vacinação e a diminuição de casos, não se sente firmeza na postura municipal. Importante argumento é a realização da folia no Rio de Janeiro, o que pressiona as autoridades locais terem uma narrativa muito criativa para não ter carnaval em Nova Friburgo. Só o tempo dirá.            

Em sessão nesta  terça-feira, 21, a Câmara dos Vereadores aprovou requerimento de audiência pública no próximo dia 6, às 18h, sobre o carnaval 2022 em Nova Friburgo. O requerimento foi apresentado pelos vereadores Max Bill e Maiara Felicio.O objetivo é debater  com  representantes da Liga das Escolas de Samba (Liesbenf) e da prefeitura o situação do carnaval na cidade.

LEIA MAIS

"Perdemos mais de 14 alas ensacadas, carro alegórico, material de acabamento e decoração", contabiliza a direção da escola

Chance de evento presencial é considerável, mas opção virtual não está descartada. Secretaria de Turismo já tem planejamento em estudo

Composição é inspirada em Noel Rosa e, pela primeira vez na história de sambas-enredo, é escrito em forma de carta

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: carnaval