Foram inúmeras reuniões entre clubes, entidades, autoridades médicas e políticas. Depois de vários debates e alguns desentendimentos – que ainda continuam e devem parar na Justiça -, o Campeonato Carioca será retomado nesta quinta-feira,18. Logicamente sem público, e cumprindo todos os protocolos do documento Jogo Seguro, elaborado pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro, em conjunto com representantes e médicos dos clubes participantes da Série A Estadual.
Flamengo e Bangu abrem a jornada nesta quinta-feira, 18, às 21h, no Maracanã. O Vasco entra em campo no próximo domingo, 21, às 16h, em São Januário, contra o Macaé. Inicialmente estava previsto que todos os jogos seriam realizados em apenas três estádios: Maracanã, Nilton Santos e São Januário, porém no site da Federação constam partidas em Conselheiro Galvão e no Luso Brasileiro. Botafogo e Fluminense tiveram seus jogos mantidos para o dia 22, próxima segunda-feira. Ambos os clubes querem mais tempo e devem ir à Justiça.
O alvinegro tem duelo marcado contra a Cabofriense para o Nilton Santos, às 17h30. Já o confronto do Tricolor, diante do Volta Redonda, está agendado para 20h, no Maracanã. Quanto ao Grupo Z, que interessa diretamente ao Friburguense, ainda não há uma data definida para a realização das duas rodadas finais, mas os confrontos devem acontecer nos próximos dias. O Americano apenas cumpre tabela (e será adversário do Friburguense na Seletiva de 2021), enquanto América e Nova Iguaçu – este último em situação mais delicada – brigam contra a queda para a Série B1.
Os capítulos finais
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) se reuniu virtualmente com os clubes da Série A do Campeonato Carioca na última terça-feira,16. O clima do arbitral chegou a ficar tenso e, em um determinado momento, o presidente da entidade, Rubens Lopes, precisou silenciar o microfone de todos os presentes na videoconferência para reiniciar o debate. A reunião definiu o retorno da competição com a partida entre Bangu e Flamengo.
O passo seguinte foi o encontro dos dirigentes dos clubes da Série A com o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, nesta quarta-feira,17, para definir os últimos detalhes do retorno do campeonato. A prefeitura carioca já havia autorizado, na terça-feira, a realização do Campeonato Carioca.
Em coletiva de imprensa, o órgão anunciou a segunda fase da flexibilização das medidas restritivas na cidade, a partir desta quarta-feira. Entre elas, a volta das competições esportivas, com portões fechados para o público.
Os clubes se reuniram pela primeira vez nesta semana no início da tarde de segunda-feira, 15, e o arbitral virtual varou a madrugada de terça-feira. Na ocasião foi definido que o Campeonato Carioca recomeçaria nesta quinta-feira, 18, com Bangu x Flamengo, no Maracanã. Todos os jogos serão realizados com portões fechados.
O encontro esperava aval das autoridades, mas definiu as datas para o retorno dos jogos sem público do Campeonato Carioca - paralisado desde 16 de março por conta da pandemia do coronavírus.
O presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Rubens Lopes, recomendou que os jogos fossem retomados a partir do próximo sábado, 20. A decisão foi aprovada, com os votos contrários de Botafogo e Fluminense, que aceitariam retornar a partir do próximo dia 29. Logo depois da reunião, o Tricolor anunciou que iria para a Justiça para buscar o direito de não jogar. O alvinegro, do mesmo modo.
Ainda antes da reunião de segunda-feira, 15, o Ministério Público do Rio de Janeiro havia recomendado ao Governo do Estado, à prefeitura da capital e à Ferj algumas condições para a retomada do Campeonato Carioca. O órgão pediu que haja um "protocolo técnico-científico" que leve em consideração as fases da curva de contágio da pandemia.
“De acordo com as recomendações, o campeonato só deverá ser retomado quando houver um protocolo técnico-científico que leve em consideração as fases da curva de contágio da pandemia e garanta que a retomada dos jogos será precedida de valoração, prevenção e mitigação de risco para os atletas, suas famílias, demais profissionais contratados pelos clubes e envolvidos nos eventos, como profissionais de imprensa e agentes de segurança, e para a sociedade em geral, mesmo que as partidas ocorram sem público”, diz um trecho do comunicado.
Nas cartas enviadas no último domingo, 14, ao governador Wilson Witzel, ao prefeito Marcelo Crivella e ao presidente da Ferj, Rubens Lopes, o Ministério Público explica que o protocolo deve ser elaborado pelos clubes e federação e aprovado pelas secretarias estadual e municipal de Saúde.
O MP também destaca que um eventual retorno do campeonato "fatalmente incentivará a aglomeração de pessoas no entorno dos estádios e a quebra das regras de isolamento social e de prevenção à Covid-19".
Outra recomendação do Ministério Público é de que o Campeonato Carioca seja retomado sem a exclusão de qualquer clube da disputa.
4ª rodada da Taça Rio decidida no arbitral:
Quinta, 18
21h – Bangu x Flamengo - Maracanã
Sexta, 19
15h30 – Portuguesa x Boavista - Luso Brasileiro
Domingo, 21
15h45 – Madureira x Resende - Conselheiro Galvão
16h – Vasco x Macaé - São Januário
Segunda-feira, 22
20h – Fluminense x Volta Redonda - Maracanã
21h – Botafogo x Cabofriense - Nilton Santos
Deixe o seu comentário