Câmara ganha a galeria Saudade Braga

Espaço reverencia a memória da ex-vereadora e ex-prefeita, falecida há sete meses
quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

As mulheres passam a ter um espaço especial na Câmara Municipal de Nova Friburgo. Após a aprovação do projeto de resolução legislativa 122, de autoria da vereadora Vanderleia Abrace Essa Ideia, será criado no Legislativo friburguense o espaço cultural denominado “Galeria Dra. Saudade Braga”, localizado em parede de destaque na sede da Câmara, na Rua Farinha Filho, 50, ao lado do Plenário Jean Bazet, onde são realizadas as sessões e audiências. 

A inauguração do novo espaço aconteceu na terça-feira, 17, com cerimônia de descerramento de placa. A iniciativa reverencia a memória da ex-prefeita de Nova Friburgo, de 2001 a 2008, Saudade Braga, falecida em maio deste ano. Ela também foi vereadora no município, de 1992 a 1996.  Futuramente, a Câmara de Vereadores deverá promover uma exposição individualizada de fotografias no tamanho de 20x25 centímetros, de cada vereadora que exerceu mandato no município, pelo período mínimo de 12 meses.

“O projeto de resolução legislativa tem por objetivo homenagear as vereadoras e ex-vereadoras do Poder Legislativo friburguense, criando um espaço físico para expor e manter o acervo histórico das vereadoras que ocupam e ocuparam uma cadeira na Câmara Municipal de Nova Friburgo, exercendo seu papel transformador na sociedade. Esse projeto surgiu num bate-papo durante um café, com Alda Condack”, justificou a vereadora Vanderleia, durante a sessão em que defendeu a aprovação do Projeto.

O texto da proposta aprovada reforça que as mulheres representam aproximadamente 53% de todo o eleitorado brasileiro, mas ainda assim são a minoria nos cargos eletivos.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: