Caixa de Friburgo orienta beneficiários sobre pagamento do auxílio emergencial

Agência da Alberto Braune funciona neste sábado das 8h às 14h, mas orientação é para que as pessoas privilegiem o aplicativo Caixa Tem
sexta-feira, 08 de maio de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Movimento na Caixa da Alberto Braune (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Movimento na Caixa da Alberto Braune (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Ao longo das últimas semanas milhares de friburguenses enfrentaram muita dificuldade para sacar os R$ 600 do auxílio emergencial oferecido pelo Governo Federal a autônomos e microempreendedores individuais (MEIs), de forma a amenizar os prejuízos causados por conta da pandemia do coronavírus. Foram dias de filas quilométricas e uma longa espera para ter acesso ao chamado “Corona Voucher”.

A VOZ DA SERRA publica hoje informações passadas com exclusividade pelo superintendente executivo de Varejo da Caixa, Leonardo Souza, que prometem facilitar os beneficiários do auxílio emergencial e reduzir as filas – algo que já vem melhorando nos últimos dias. Para absorver a enorme demanda e reduzir as filas, a agência da Caixa na Avenida Alberto Braune, funcionarão também neste sábado, 9, das 8h às 14h. No entanto, os beneficiários, preferencialmente, devem insistir em obter o recurso através do aplicativo Caixa Tem. 

O beneficiário que precise se dirigir a uma agência da Caixa, se possível, deve levar uma cópia do documento de identificação (RG, CNH, carteira de trabalho Modelo Novo, passaporte), dentro da validade, junto com os documentos originais, de modo a agilizar todo o atendimento. 

É importante destacar que não existe necessidade de madrugar em filas, já todos que chegarem dentro do horário previsto de atendimento (8h às 14h) serão atendidos no mesmo dia. Além disso, quem não conseguir movimentar seu recurso via aplicativo Caixa Tem, só deve comparecer a uma agência da Caixa, no mínimo, três dias úteis após o benefício ter sido aprovado, prazo para o recurso ser disponibilizado em conta informada pelo beneficiário no momento do cadastro, ou através da conta Poupança Social Digital que, preferencialmente, também deve ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Cabe ressaltar também que as pessoas que já tiveram o benefício aprovado, não precisam solicitar a aprovação para receber as demais parcelas.

Além disso, não é necessário se dirigir à agência no primeiro dia do calendário, salvo aquelas pessoas com necessidades extremas, porque o recurso ficará a disposição do beneficiário por até 90 dias após a disponibilização do mesmo. Os beneficiários também devem aguardar a divulgação do próximo calendário e, só comparecer à agência, se necessário, dentro do calendário estabelecido pela Caixa.

Leonardo Souza reforça ainda o pedido para que as pessoas não deixem de utilizar máscara nas filas, manter o distanciamento adequado de acordo com as marcações no chão, resguardando a sua própria saúde, do próximo e de sua família.

Outras informações

Ao solicitar o benefício via aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou através do site, Leonardo Dias reforça que há quatro situações distintas:

  • Aprovado: o beneficiário irá receber o crédito em sua conta informada no momento do cadastro ou através da conta Poupança Social Digital em até três dias úteis após a aprovação (não adianta procurar uma agência da Caixa ou movimentar através do aplicativo Caixa Tem antes desse prazo);
  • Em análise: é necessário permanecer aguardando a análise que é efetuada pela DataPrev em conjunto com o Ministério da Cidadania. A Caixa não possui acesso a esses dados, dessa forma, não adianta procurar uma agência;
  • Dados inconclusivos: o beneficiário deve editar/corrigir os dados informados via aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou via site (https://auxilio.caixa.gov.br/inicio), o que vai possibilitar a DataPrev analisar esses dados mais uma vez. A DataPrev disponibilizou o site (https://consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta/#/) para acompanhamento do pedido do benefício.
  • Não aprovado: a solicitação não foi atendida por não haver enquadramento de acordo com as normas do programa. Neste caso, também não adianta se dirigir a uma agência da Caixa, já que o banco não faz a análise de elegibilidade do benefício. Em breve será disponibilizado um canal para contestar as negativas efetuadas de solicitação do benefício.

 

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