O temor de aglomerações que possam facilitar a transmissão do coronavírus na cidade levou a Prefeitura de Nova Friburgo a suspender o cadastramento de doadores de medula óssea que seria realizado nos próximos dias 21 e 22, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa Zelma Mussi Gervásio, anexo ao Clube de Xadrez, no Suspiro.
Espécie de líquido gelatinoso no interior dos ossos, a medula é fundamental para o desenvolvimento das células sanguíneas, pois é ela quem produz os glóbulos brancos, vermelhos e as plaquetas, e pode significar a diferença entre a vida e a morte para muitos pacientes com câncer. O objetivo da campanha era aumentar os estoques para quem precisa da medula para realizar um transplante.
Para doar, é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado de saúde e não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue (como infecção pelo HIV ou hepatite e não apresentar histórico de câncer), hematológica ou autoimune (como lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide).
Deixe o seu comentário