A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Defesa Civil e sua Superintendência de Operações, publicou em redes sociais nesta terça-feira, 14, que o acesso de banhistas à conhecida cachoeira Indiana Jones, em Boa Esperança, no distrito de Lumiar, continua proibido. A interdição está em vigor desde o mês de junho, tendo a área sido bloqueada pelo proprietário após ser notificado. O aviso agora se deve à grande procura de friburguenses e turistas pelas cachoeiras do distrito de Lumiar com a atual onda de calor em grande parte do Brasil.
A interdição da cachoeira Indiana Jones atende a uma solicitação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e foi efetivada após uma vistoria da Defesa Civil que constatou o descalçamento com tombamento de rochas no trecho do ‘cânion’ da cachoeira. Conforme boletim do órgão, emitido após a inspeção, o fato ocorre “devido ao processo natural e geológico, pois suas juntas de alívio (descontinuidade) rompem no sentido horizontal e vertical do maciço rochoso, por ação de intemperismo, por raízes de vegetação em suas fraturas e pressões hidrostáticas, oriundas de variações térmicas da localidade, consequentemente gerando desconfinamento lateral das rochas, provocando queda livre do maciço rochoso.”
Por ocasião da expedição do boletim, a Defesa Civil sugeriu o isolamento da área e a sinalização dos riscos geológicos da localidade, além de medidas estruturais de engenharia para impedir o risco de queda e tombamento da rocha. O fato foi também comunicado à superintendência regional do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Uma placa foi afixada no local nas proximidades da cachoeira informando sobre o risco geológico e da interdição desse ponto turístico natural de Boa Esperança.
Deixe o seu comentário