Cachoeira Indiana Jones, em Lumiar, está interditada

Acesso de banhistas está proibido desde junho. Prefeitura reforça agora o impedimento devido a onda de calor
terça-feira, 14 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: TripAdvisor)
(Foto: TripAdvisor)

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Defesa Civil e sua Superintendência de Operações, publicou em redes sociais nesta terça-feira, 14, que o acesso de banhistas à conhecida cachoeira Indiana Jones, em Boa Esperança, no distrito de Lumiar, continua proibido. A interdição está em vigor desde o mês de junho, tendo a área sido bloqueada pelo proprietário após ser notificado. O aviso agora se deve à grande procura de friburguenses e turistas pelas cachoeiras do distrito de Lumiar com a atual onda de calor em grande parte do Brasil.

A interdição da cachoeira Indiana Jones atende a uma solicitação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e foi efetivada após uma vistoria da Defesa Civil que constatou o descalçamento com tombamento de rochas no trecho do ‘cânion’ da cachoeira. Conforme boletim do órgão, emitido após a inspeção, o fato ocorre “devido ao processo natural e geológico, pois suas juntas de alívio (descontinuidade) rompem no sentido horizontal e vertical do maciço rochoso, por ação de intemperismo, por raízes de vegetação em suas fraturas e pressões hidrostáticas, oriundas de variações térmicas da localidade, consequentemente gerando desconfinamento lateral das rochas, provocando queda livre do maciço rochoso.”

Por ocasião da expedição do boletim, a Defesa Civil sugeriu o isolamento da área e a sinalização dos riscos geológicos da localidade, além de medidas estruturais de engenharia para impedir o risco de queda e tombamento da rocha. O fato foi também comunicado à superintendência regional do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Uma placa foi afixada no local nas proximidades da cachoeira informando sobre o risco geológico e da interdição desse ponto turístico natural de Boa Esperança.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: