Brasileiros conquistam medalha de ouro em Olimpíada Internacional de Matemática 2022

Equipe para a 64rd International Mathematical Olympiad (IMO), em julho, no Japão, já está definida
sexta-feira, 05 de maio de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Reprodução/IMO)
(Foto: Reprodução/IMO)
Dois estudantes brasileiros conquistaram medalhas de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) 2022, realizada em julho, em Oslo (Noruega). Nas provas, divididas em dois dias, os inscritos precisavam resolver três problemas diários em 4 horas e 30 minutos.                         

Jovens vencedores de 18 anos já tinham experiência em competições nacionais e internacionais
Os jovens medalhistas de 18 anos, Marcelo Machado Lage e Olavo Paschoal Longo, estudam em São Paulo, e contam com experiências em outras competições de matemática nacionais e internacionais, como a Olimpíada Ibero-Americana de Matemática e a Olimpíada de Matemática do Cone Sul.

Marcelo Lage é de Belo Horizonte (MG), mas se mudou para São Paulo em razão dos estudos. O jovem acredita que, além do esforço e dedicação à matemática, ter participado de outras olimpíadas anteriormente ajudou na vitória, considerada a maior da área de matemática. 

Tenho certeza que a conquista na IMO 2022 enriquecerá meu currículo e a minha preparação olímpica me ajudará a resolver problemas nos meios acadêmico e profissional", disse Marcelo, um dos vencedores da medalha de ouro.

Natural de São Paulo, Olavo Longo afirma que a medalha de ouro é fruto do trabalho de muitas pessoas ao longo do caminho, em especial do seu professor, que lhe apresentou o mundo da matemática. 

"Esse resultado marca o fim de uma jornada de muita dedicação e alegria dentro da Olimpíada de Matemática. Fico feliz de poder encerrá-la da melhor maneira possível. Acredito que a minha experiência em olimpíada poderá ser um diferencial na minha carreira", comentou o jovem.

Nesta edição, a IMO contou com a participação de 589 estudantes de 104 países. A equipe brasileira encerrou a competição em 19º lugar no ranking geral, à frente de países como França, Espanha e Áustria. No total, a delegação do Brasil contou com seis estudantes.

O Brasil também obteve uma medalha de prata, conquistada por Rodrigo Salgado Domingos Porto; duas de bronze, de Eduardo Henrique Rodrigues do Nascimento e de Gabriel Torkomian, e menção honrosa de João Pedro Ramos Viana Costa. 

Equipe IMO 2023

A equipe brasileira que competirá na 64rd International Mathematical Olympiad (IMO) já está definida. A competição ocorrerá, na cidade de Chiba, no Japão, entre os dias 2 e 13 de julho. O time brasileiro está composto por: Luís Felipe Pestana Giglio, de Niterói, e Rodrigo Salgado Domingos Porto, do Rio (RJ); Matheus Alencar de Moraes, de Fortaleza (CE); Leonardo Henrique Fakhreddine Maldonado, de Sorocaba (SP); Eduardo Henrique Rodrigues do Nascimento, de Goiânia (GO); e Felipe Makoto Shimamura Silva, de São Paulo (SP). A equipe será liderada pelos professores Edmilson Motta (SP) e Samuel Barbosa Feitosa (BA).

Todos os estudantes foram premiados no nível 3 da 44ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), sendo selecionados para representar o país na IMO por meio do processo seletivo que considerou, além dos resultados alcançados na 43ª OBM, o desempenho obtido nas três provas de seleção. 

Sobre a IMO

Realizada pela primeira vez na Romênia, em 1959, a IMO é uma competição destinada a estudantes do ensino médio com idades que variam entre os 14 e 19 anos e que não tenham ainda ingressado na universidade. Cada país participante pode enviar uma equipe de até seis estudantes e dois professores. (Fonte: www.obm.org.br/2023/04/23/)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: