Bombeiros alertam para o perigo dos balões em época de estiagem

Somente neste ano já foram registradas mais de 7.500 queimadas em todo o estado
quarta-feira, 28 de julho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Fogo nas matas de Friburgo anos atrás (Arquivo AVS)
Fogo nas matas de Friburgo anos atrás (Arquivo AVS)

Quem vê balões voando pelo céu nem sempre conhece os riscos que carregam e as tragédias que podem causar. Diante disso, o Corpo de Bombeiros faz um alerta sobre os perigos dessa prática. Por serem feitos da combinação de estopa com materiais inflamáveis (parafina e querosene ou álcool) aquecidos em seu interior - independente do tamanho -, os balões entram em correntes de ar e são levados para locais imprevisíveis, impossíveis de monitorar. Dependendo de onde caiam causam danos irreparáveis, ferindo pessoas, atingindo redes elétricas, causando explosões e incendiando matas. Só neste ano, os bombeiros já atuaram no combate a mais de 7.500 queimadas no estado, muitas delas causadas por balões.

Além disso, a situação se agrava durante o período de estiagem, de maio a outubro, quando as condições atmosféricas, como a baixa umidade relativa do ar e a temperatura característica do período, favorecem os incêndios florestais por conta da vegetação mais seca. Os balões também oferecem riscos à aviação. Mesmo os pequenos podem provocar acidentes em contato com as turbinas dos aviões próximos ao pouso ou decolagem.

O artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) diz que fabricar, vender, transportar ou soltar balões  pode levar a pessoa à detenção de um a três anos, ou multa, ou ambas, cumulativamente. Para denunciar, basta ligar para o Linha Verde, um programa do Disque Denúncia: os telefones são 0300 253 1177 (com custo de uma ligação local), ou por meio do aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”.

 

LEIA MAIS

Bloqueio atmosférico vem impedindo a chegada de massas de ar polar, que ficam restritas ao Sul do Brasil

Não há previsão de chuva tão cedo: assim como o ar, a vegetação está extremamente seca

Do total, sobreviventes de incêndio participaram por fotos e 4 já têm interessados, mas faltam outros 19

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: fogo