Boletins curtos demais deixam friburguenses sem informações e desconfiados

Prefeitura não fornece detalhes dos casos em investigação e população continua circulando pelas ruas. Veja o vídeo
quarta-feira, 01 de abril de 2020
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)

Boletins concisos demais, sem explicações nem detalhes, e algumas vezes confusos, vêm deixando os moradores de Nova Friburgo sem informações e descrentes dos dados oficiais divulgados pela prefeitura sobre os casos de coronavírus na cidade. Muitos deles demonstraram desconfiança em comentários nas redes sociais de A VOZ DA SERRA. Veja, no vídeo que acompanha esta reportagem, o comportamento dos friburguenses nestes dias de quarentena forçada. Muitos continuam circulando pelas ruas.

(Veja na galeria abaixo cada um dos boletins divulgados até agora)

O último boletim, por exemplo, divulgado na noite desta segunda-feira, 30, separa pacientes em isolamento domiciliar de internados. Já o boletim anterior, de sexta, destaca casos “em análise” e de internados, sem esclarecer que já estavam somados. Nenhum desses dois boletins informa o número de notificações, que foi destacado na quarta passada. 

Outro exemplo: o boletim divulgado no último dia 20 incluía entre casos suspeitos nove que haviam sido descartados, elevando indevidamente o número final. Alertada por A VOZ DA SERRA, a prefeitura corrigiu os dados.

Imprecisões à parte, pelos dados oficiais, o fato é que Nova Friburgo tem hoje pelo menos dois casos testados positivos em exames preliminares, faltando contraprova para serem confirmados como Covid-19. A contraprova é realizada pelo Noel Nutels (Lacen), o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio.

A prefeitura não forneceu detalhes sobre os casos, como faixas etárias, quadros de saúde e bairros. Na última sexta, 27, o hospital particular Unimed divulgou, por iniciativa própria, o primeiro resultado positivo para Covid-19, de um paciente filiado ao plano. Em nota assinada pelo médico José Manes, diretor-presidente da Unimed de Nova Friburgo, o hospital informou que o paciente estava em quarentena domiciliar, sem necessidade de internação. O teste foi realizado em laboratório particular, segundo a Unimed, e aguardava contraprova.

A prefeitura não informou, no entanto, se este paciente da rede privada está entre os dois casos oficiais que aguardam confirmação.

Informações extraoficiais dão conta de que a Unimed já teria quatro casos testados positivos, aguardando contraprova, sete internados e 15 ainda em análise. Sete foram descartados. A prefeitura não se pronunciou sobre esses dados, por não serem definitivos.

Segundo uma fonte ouvida por A VOZ DA SERRA, dois desses casos testados positivos teriam dado negativo na contraprova. 

De acordo com o boletim desta segunda-feira, o número de casos suspeitos agora são 40 (na sexta eram 39). Estão em isolamento domiciliar 32, entre eles os dois que aguardam a contraprova. Na sexta eram 29 pacientes sintomáticos em casa. Ainda de acordo com o boletim, agora há oito internados com suspeitas (na sexta eram dez nesta situação). Como 34 foram descartados, o total de notificações subiu de 65 para 74 de sexta para segunda.

A coluna do Massimo tem mais informações sobre o assunto.

  • Primeiro boletim oficial: detalhamento de casos suspeitos

    Primeiro boletim oficial: detalhamento de casos suspeitos

  • Segundo boletim: também com detalhes

    Segundo boletim: também com detalhes

  • Terceiro boletim: informação corrigida

    Terceiro boletim: informação corrigida

  • Quarto boletim: detalhado

    Quarto boletim: detalhado

  • Quinto boletim: destaque para total de casos notificados

    Quinto boletim: destaque para total de casos notificados

  • Sexto boletim: destaque para casos

    Sexto boletim: destaque para casos "em análise", sem explicar que os "internados" estavam incluídos

  • Sétimo boletim: destaque para

    Sétimo boletim: destaque para "isolamento domiciliar"

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra