Barboza não encaixa jogo e é derrotado por Giga no UFC

Lutador friburguense foi nocauteado a 1m44s do terceiro round
terça-feira, 31 de agosto de 2021
por Vinicius Gastin
Georgiano explorou bem os chutes baixos e na linha de cintura, especialidade de Barboza
Georgiano explorou bem os chutes baixos e na linha de cintura, especialidade de Barboza

Não era um desafio dos mais simples. Se Edson Barboza é um dos maiores strickers da história do UFC, Giga Chikadze, mais recente na organização, vem mostrando que quer entrar para este mesmo hall. Forte fisicamente, técnico e bom de estratégia, o georgiano parece ter feito bem o dever de casa antes da luta. Estudou, impediu o encaixe do melhor jogo de Edson e, por muitas vezes, usou a especialidade do friburguense contra ele próprio.

Giga, no entanto, se impôs na luta em pé, tanto com socos quanto com chutes, e nocauteou Barboza a 1m44s do terceiro round. Após a luta, elogiou o atleta de Nova Friburgo e desafiou o havaiano Max Holloway, ex-campeão da categoria.

A luta      

Assim como era esperado, praticamente não houve tentativas de levar o adversário ao chão. No duelo entre especialistas na trocação, os dois lutadores desferindo chutes baixos, e Chikadze surpreendeu Barboza ao acertar uma joelhada voadora, que não pegou em cheio e foi defendida pelo friburguense. O georgiano conseguia conectar mais golpes, e forçou Edson a andar para trás e se movimentar. Bastante veloz e agressivo para sempre incomodar, Chikadze não deixou Barboza à vontade em praticamente nenhum momento. Estava difícil impor o seu jogo nos dois primeiros rounds.

No terceiro round, Chikadze conseguiu conectar um bom direto de direita, e atingiu em cheio a cabeça de Barboza. Começava então, neste instante, a se desenhar a vitória do georgiano. Edson ainda tentou resistir e responder ao melhor momento do adversário na luta, mas Chikadze não diminuiu o ritmo e seguiu golpeando. Giga seguiu atacando e, após o brasileiro cair, tentou aplicar um triângulo de mão.

Ao não ser bem-sucedido, voltou a golpear Barboza em pé, até que ele caísse e o árbitro encerrasse a luta. O lutador de Nova Friburgo até ameaçou a questionar a decisão da arbitragem, mas as possibilidades de reação já estavam encerradas.

A intensidade do combate fez o chefão do Ultimate, Dana White, entregar ao georgiano o cheque de 50 mil dólares (cerca de R$ 270 mil) pela performance da noite – mesma quantia destinada a outros três atletas vitoriosos deste card. Pat Sabatini, que finalizou Jamall Emmers no 1º round, Abdul Razak Alhassan, que nocauteou Alessio Di Chirico no 1º assalto, e Gerald Meerschaert, que finalizou Makhmud Muradov no 2º assalto, também levaram o prêmio.

Mais veterano que o adversário, o friburguense Edson Barboza tem 35 anos e está desde 2010 no UFC. Recém ingresso na categoria dos pesos-penas, Barboza se recuperou da derrota na estreia para Dan Ige emendando duas vitórias consecutivas diante de Markwan Amirkhani e Shane Burgos. Seu cartel contém 22 vitórias e dez derrotas. Antes do evento, ocupava a nova colocação no ranking da categoria, e expectativa era de vencer e entrar no top-5. Esta foi a terceira vez que o lutador de Nova Friburgo esteve envolvido em uma luta principal de um evento do Ultimate.

“É sempre especial fazer a luta principal, os olhos estão quase todos ali para assistir a luta principal. Fico muito feliz porque os anos passam e continuo sendo bom entretenimento, sempre fazendo boas lutas, sempre proporcionando um show para o pessoal que assiste,” pontuou antes do confronto.

Experiente e perigoso kickboxer, Chikadze tem 32 anos e fez a luta mais importante de sua carreira diante do friburguense. Agora, no MMA, são 14 vitórias e duas derrotas. Assim, o georgiano possui seis vitórias no UFC diante de Brandon Davis, Jamall Emmers, Irwin Rivera, Omar Morales, Jamey Simmons e Cub Swanson, as duas últimas vieram através de nocautes brutais.

 

Os resultados do evento

- Card principal

  • Giga Chikadze venceu Edson Barboza por nocaute técnico a 1m44s do R3
  • Bryan Battle venceu Gilbert Urbina por finalização aos 2m15s do R2
  • Ricky Turcios venceu Brady Hiestand por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
  • Daniel Rodriguez venceu Kevin Lee por decisão unânime (triplo 29-28)
  • André Petroski venceu Micheal Gillmore por nocaute técnico aos 3m12s do R3
  • Gerald Meerschaert venceu Makhmud Muradov por finalização a 1m49s do R2

 

- Card preliminar

  • Abdul Razak Alhassan venceu Alessio Di Chirico por nocaute aos 17s do R1
  • Wellington Turman venceu Sam Alvey por decisão dividida (28-27, 27-28 e 28-27)
  • Dustin Jacoby venceu Darren Stewart por nocaute técnico aos 3m04s do R1
  • JJ Aldrich venceu Vanessa Demopoulos por decisão unânime (triplo 30-27)
  • Pat Sabatini venceu Jamall Emmers por finalização a 1m53s do R1
  • Mana Martinez venceu Guido Cannetti por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)

 

LEIA MAIS

Lutador friburguense tem utilizado as redes sociais com frequência para mostrar rotina de treinos pesados

Fábrica de talentos nas artes marciais continua produzindo aos montes

Atleta friburguense aguarda por um novo desafio dentro da divisão

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: UFC