Bairro é um importante polo da moda íntima

Maior parte das lojas está concentrada na Rua Raul Veiga, que recebe centenas de ônibus e vans de turismo em busca de bons preços
quinta-feira, 18 de abril de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

Conforme já mostrado na página 2 deste caderno, até os anos 1980, Olaria era um bairro residencial, com comércio local, que vendia apenas itens essenciais e pouca oferta de serviços. Foi nesta época que começaram a surgir as primeiras confecções no bairro, que deram origem ao Polo de Moda Íntima. Atualmente, o setor de confecções, que envolve produção e comercialização, gera mais de 12 mil empregos diretos no bairro, que é responsável por mais de 40% da produção do município.

E, a partir daí, Olaria cresceu em tudo: comércio, indústria, serviço e moradias. Casas deram lugar a prédios, que passaram a ser construídos não só nas suas vias principais, a Avenida Júlio Antônio Thurler e Rua Presidente Vargas, mas também nas vias transversais, como Raul Veiga, São Roque, Vicente Sobrinho, Manoel Lourenço Sobrinho, Gustavo Lira e demais vias.

São prédios, que em sua maioria, abrigam lojas no térreo e casas ou confecções nos andares superiores. Além disso, a Via Expressa foi construída para desafogar o trânsito nas ruas principais do bairro, entre outras mudanças.

A maior parte das lojas está concentrada na Rua Raul Veiga, que recebe centenas de ônibus e vans de turismo em busca de bons preços. “É muito barato. Na capital é impossível achar peças com esse preço. Estou até pensando em começar a vender para complementar a renda. As peças são lindas e de ótima qualidade. Vale muito a pena”, afirmou a carioca Yasmin Freitas, que veio fazer compras no bairro recentemente.

Os meses que mais atraem compradores são maio, junho e dezembro, por causa do Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal.

Um pouco de história… 

A primeira indústria têxtil de lingerie a chegar em Nova Friburgo foi a antiga Fábrica Filó, em 1925. O proprietário era Otto Siems e havia a também extinta Fábrica de Rendas Arp como principal acionista. Em 1968 a Filó foi adquirida pela Triumph, conhecida internacionalmente por suas peças de lingerie.

Em 1982 uma crise econômica causou a demissão de 600 costureiras, causando o surgimento de diversas microempresas ao longos dos anos até a cidade se tornar um pujante polo do setor.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: