Aprovada medida para zerar impostos da importação de três tipos de arroz

Iniciativa visa garantir abastecimento e evitar alta nos preços após enchentes atingirem o Rio Grande do Sul
sexta-feira, 24 de maio de 2024
por Jornal A Voz da Serra
Fábio Queiróz é presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio (Foto: Divulgação)
Fábio Queiróz é presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o comitê executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou uma importante medida: a isenção do imposto de importação para três tipos de arroz. A iniciativa visa garantir o abastecimento deste item básico na mesa dos brasileiros, após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, estado responsável por grande parte do arroz produzido no Brasil.

Com a decisão, dois tipos de arroz parboilizado e um tipo polido/brunido foram incluídos na lista de exceção do imposto. A isenção tem validade até 31 de dezembro deste ano. Com isso, o Governo Federal pretende evitar o desabastecimento ou o aumento exagerado do preço do produto no comércio brasileiro, por conta de algum desequilíbrio entre a oferta e a procura.

Para o primeiro vice-presidente da Associação das Américas de Supermercados e presidente da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), Fábio Queiróz, a decisão deve surtir efeito rapidamente, pois facilitará a aquisição do produto de imediato. 

“Essa iniciativa da Camex chega em boa hora. Apesar dos produtores gaúchos terem colhido 82% da safra deste ano, eles ainda podem enfrentar alguma dificuldade para escoar com velocidade sua produção. Por isso, ao zerar as tarifas de importação, os fornecedores e os supermercadistas terão maior oferta do produto, evitando a possibilidade de escassez do arroz e, ao mesmo tempo, mantendo o preço justo, para todos”, observa Fábio Queiróz.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: