Após 2 anos, Riograndina volta a ter Via Sacra Viva, suspensa pela pandemia

Maior encenação ao ar livre do calvário de Cristo em Nova Friburgo percorre as ruas do bairro nesta Sexta-feira Santa
sexta-feira, 15 de abril de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
A expressão dos atores durante a Via Sacra Viva (Divulgação/ Grasiele Guimarães)
A expressão dos atores durante a Via Sacra Viva (Divulgação/ Grasiele Guimarães)

Há dez anos, um grupo pequeno de pessoas da comunidade de Riograndina, ligadas à Paróquia Nossa Senhora do Rosário, se juntou para encenar uma Via Sacra pelas ruas do bairro. No início, tudo foi feito de uma forma muito simples. Mas o teatro ao ar livre, com uma vivência realista dos últimos passos de Jesus Cristo no seu calvário, foi atraindo cada vez mais fiéis e evoluindo com o passar dos anos. 

Devido à pandemia, o grupo ficou por dois anos sem poder realizar o evento, que este ano  será retomado,  já na sua oitava edição. A Via Sacra Viva da paróquia de Riograndina envolve hoje mais de 70 pessoas, entre atores, produção, execução de cenário, sonorização e iluminação cênica. Tudo feito com trabalho voluntário e doações. 

A Via Sacra também tem um caráter solidário: durante a encenação, estarão sendo recolhidos, por meio de carros de apoio e na própria igreja, alimentos não perecíveis e materiais de higiene, que posteriormente serão divididos em cestas básicas destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Atualmente, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário está sob a responsabilidade do padre Roberto Pinto, incansável na mobilização de esforços e apoio para a realização do evento.

“A Sexta-feira Santa é o momento do sacrifício de Cristo, que por amor se entrega ao Pai e à Humanidade, para a remissão dos pecados de todos, através do Espírito Santo. O sofrimento é tão inseparável do amor quanto o espinho da rosa. Quem ama sofre, e o sofrimento de Cristo foi redentor. Muitas pessoas se identificam com essa dor”, diz o padre Roberto, destacando o aspecto cultural da encenação, paralelamente à celebração litúrgica.

A Via Sacra começa às 17h, com a concentração em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na praça de mesmo nome. Antes, às 15h, será celebrada a Missa da Paixão e, em seguida, a Procissão do Senhor Morto e da Virgem das Dores.

Segundo a Diocese de Nova Friburgo, outras encenações da Via Sacra acontecerão pela cidade nesta Sexta-feira Santa:  na Paróquia Imaculada Conceição, no Jardim Ouro Preto, com concentração na Praça Casemiro Graça às 13h; e na  Paróquia Sant'Ana, em  Campo do Coelho, às  8h.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: