Há dez anos, um grupo pequeno de pessoas da comunidade de Riograndina, ligadas à Paróquia Nossa Senhora do Rosário, se juntou para encenar uma Via Sacra pelas ruas do bairro. No início, tudo foi feito de uma forma muito simples. Mas o teatro ao ar livre, com uma vivência realista dos últimos passos de Jesus Cristo no seu calvário, foi atraindo cada vez mais fiéis e evoluindo com o passar dos anos.
Devido à pandemia, o grupo ficou por dois anos sem poder realizar o evento, que este ano será retomado, já na sua oitava edição. A Via Sacra Viva da paróquia de Riograndina envolve hoje mais de 70 pessoas, entre atores, produção, execução de cenário, sonorização e iluminação cênica. Tudo feito com trabalho voluntário e doações.
A Via Sacra também tem um caráter solidário: durante a encenação, estarão sendo recolhidos, por meio de carros de apoio e na própria igreja, alimentos não perecíveis e materiais de higiene, que posteriormente serão divididos em cestas básicas destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social.
Atualmente, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário está sob a responsabilidade do padre Roberto Pinto, incansável na mobilização de esforços e apoio para a realização do evento.
“A Sexta-feira Santa é o momento do sacrifício de Cristo, que por amor se entrega ao Pai e à Humanidade, para a remissão dos pecados de todos, através do Espírito Santo. O sofrimento é tão inseparável do amor quanto o espinho da rosa. Quem ama sofre, e o sofrimento de Cristo foi redentor. Muitas pessoas se identificam com essa dor”, diz o padre Roberto, destacando o aspecto cultural da encenação, paralelamente à celebração litúrgica.
A Via Sacra começa às 17h, com a concentração em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na praça de mesmo nome. Antes, às 15h, será celebrada a Missa da Paixão e, em seguida, a Procissão do Senhor Morto e da Virgem das Dores.
Segundo a Diocese de Nova Friburgo, outras encenações da Via Sacra acontecerão pela cidade nesta Sexta-feira Santa: na Paróquia Imaculada Conceição, no Jardim Ouro Preto, com concentração na Praça Casemiro Graça às 13h; e na Paróquia Sant'Ana, em Campo do Coelho, às 8h.
Deixe o seu comentário