Os friburguenses enfrentaram diversos transtornos no início da noite de segunda-feira, 23, com um apagão que durou aproximadamente 40 minutos. A falta de luz, que começou por volta das 19h10, afetou o centro e vários bairros do município, complicando a volta para casa de quem saía do trabalho. O trânsito ficou bastante confuso, já que os sinais não funcionaram. A energia chegou a ser restabelecida por duas vezes, mas em ambas durou apenas alguns minutos. Muitos estabelecimentos comerciais fecharam as portas mais cedo, já que também houve interrupção no sinal de internet e os sistemas operacionais das lojas não funcionaram. Não houve relatos de pessoas presas em elevadores dos prédios comerciais e residenciais.
No Hospital Municipal Raul Sertã, os geradores não funcionaram imediatamente e com a unidade de saúde às escuras, vários pacientes e acompanhantes ficaram apreensivos com a demora no restabelecimento do fornecimento. A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta terça-feira, 24, que a falha observada em um dos geradores do Raul Sertã foi sanada em tempo hábil, restabelecendo a energia no hospital. A pasta esclareceu ainda que os equipamentos essenciais para a manutenção da vida de pacientes e que dependem da energia elétrica possuem autonomia de até quatro horas e são acionados automaticamente sempre que há interrupção no fornecimento de energia. Informou ainda que nenhum paciente esteve exposto a riscos durante o apagão.
O motivo do apagão
A concessionária de energia elétrica Energisa esclareceu que o apagão da noite de segunda-feira em Nova Friburgo foi ocasionado pelo desligamento de uma linha de transmissão de uma supridora de energia responsável também pelo abastecimento de Nova Friburgo. A Energisa emitiu ainda na noite de segunda-feira uma nota oficial informando que “a concessionária esteve durante todo o tempo do apagão em contato com a supridora e o Operador Nacional do Sistema (ONS) para garantir o restabelecimento de forma segura a todos os clientes”.
Deixe o seu comentário