Angra dos Reis perde pontos no TJD, e Frizão afasta ainda mais risco de queda

Tricolor da Serra ainda sonha com as semifinais da Taça Corcovado e recebe o Americano neste sábado
quinta-feira, 07 de julho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
O julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Rio, na última terça
O julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Rio, na última terça

A vitória contra o Macaé, e as atuações recentes do Friburguense, vem levando a equipe a sonhar com o título da Taça Corcovado e a consequente possibilidade de brigar pelo retorno à elite do futebol carioca. A matemática e a evolução do time comandado por Afonso permitem buscar o objetivo máximo nesta edição da Série A2, mas não tem como negar que a primeira meta é pontuar o suficiente para afastar qualquer risco de rebaixamento.

Dentro desse contexto, o Tricolor da Serra acaba sendo diretamente beneficiado por um julgamento feito pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Rio de Janeiro, na tarde da última terça-feira, 5. Foram analisados dois casos de escalação irregular nas divisões estaduais profissionais e de categoria de base, sendo, respectivamente, a série A2 e B2 Sub-20.

Pela divisão que envolve o Friburguense, havia a suspeita de uma suposta escalação irregular no Angra dos Reis contra o Maricá. Ao analisar o caso, o TJD-RJ decidiu por unanimidade punir o Angra com a perda de três pontos, deixando o clube em situação bem delicada na competição. A equipe já ocupava a última colocação geral do campeonato com oito pontos, empatado com o Americano, Cabofriense e Maricá. Agora é lanterna isolado com cinco, uma diferença de três pontos para o penúltimo colocado. O clube da Baía da Ilha Grande também perde qualquer possibilidade de avançar à semifinal da Taça Corcovado, uma vez que amarga a última posição, agora, com -2 pontos. O Frizão, com nove na classificação geral, abre quatro em relação ao Angra.

Essa não é a primeira punição na história do clube. Em 2016, o Angra dos Reis foi punido com a perda de 17 pontos pela escalação irregular de dois jogadores, Luiz Felipe e Vitor, em quatro jogos. Com isso, o Angra saiu dos 29 pontos para 12, terminando na antepenúltima colocação da segundona carioca. A decisão beneficiou, à época, Goytacaz e Duque de Caxias, que haviam empatado com 18 pontos, dividindo a antepenúltima colocação e teriam de jogar um mata-mata para saber quem cairia. Na ocasião, o Angra acabou rebaixado ao lado de Ceres e Belford Roxo.

Outro caso julgado pelo TJD-RJ foi a escalação irregular de um atleta da equipe Tigres do Brasil na partida contra o Goytacaz que venceu por 2x0 — vale ressaltar que a equipe ainda havia conquistado o título da Taça Waldir Amaral Sub-20. O Tribunal decidiu punir com a retirada dos três pontos conquistados na vitória e de mais três pela irregularidade. Sendo assim, a equipe está eliminada da competição, e o Campos assume a nova vaga. O título da Taça Waldir Amaral vai para o Goytacaz. As semifinais da série B2 do Carioca foram suspensas, momentaneamente.

Série B1

Foi sorteada na tarde da última terça-feira, 5, a tabela da Série B1 Estadual de Profissionais. A terceira divisão do futebol do Rio de Janeiro terá a primeira rodada promovida no dia 3 de setembro, prosseguindo até o mês de novembro. Participam as equipes do Serra Macaense, Nova Cidade, Paduano, São Gonçalo, Arraial do Cabo, 7 de Abril, Rio São Paulo, Duque de Caxias, Pérolas Negras, Campo Grande, o time rebaixado da Série A2 este ano e o Serrano, de Petrópolis, um dos rivais históricos do Friburguense.

O campeonato terá turno único, a Taça Maracanã, na qual todas as equipes se enfrentam em 11 rodadas. As quatro equipes de melhor classificação (do 1º ao 4º lugar), observados os critérios de desempate quando couber, disputam a semifinal do campeonato. Apenas o campeão da Série B1 estará classificada para o Estadual da Série A2 de Profissionais 2023. Já na próxima temporada, campeão e vice vão subir para a A2 de 2024.

 

LEIA MAIS

Neste primeiro momento, duas equipes conseguiram se destacar, alcançando vitórias importantes e já largando na frente na tabela de classificação

Tricolor se volta também para decisão da Taça Santos Dumont Sub-20, neste sábado

Jogo foi de muita luta e aplicação, diante de um rival também qualificado; meta agora é a final de sábado

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: futebol