Anchieta tem drive-thru para vacinar idosos contra gripe nesta quinta

Ação é voltada apenas para pessoas com mais de 70, que receberão a dose dentro do carro
terça-feira, 24 de março de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
O pátio do Colégio Anchieta, onde será realizada a vacinação (Arquivo AVS)
O pátio do Colégio Anchieta, onde será realizada a vacinação (Arquivo AVS)

A vacinação contra a gripe comum, causada pelos vírus Influenza e H1N1, ganhou uma importante adesão. Nesta quinta-feira, 26,  ela estará sendo feita, no pátio do Colégio Anchieta, das 9h às 13h, em sistema drive-thru: a pessoa recebe sua dose sem sair do carro. Mas atenção: serão imunizados apenas idosos de 70 anos ou mais.

Estado muda estratégia

A Secretaria estadual  de Saúde (SES) mudou na terça-feira,24, a estratégia de vacinação contra a gripe. O público-alvo, nesta atual fase da campanha nacional, são os idosos e profissionais da saúde. O esquema, dividido por faixas etárias, começa a valer nesta quarta-feira,25, e deve ser seguido por todos os 92 municípios fluminenses. A SES esclarece que a competência de entrega de vacinas aos estados é do Ministério da Saúde; aos estados, por sua vez, compete distribuir aos municípios.

Entre esta quarta, 25, e o próximo sábado, 28, devem buscar a imunização contra o Influenza pessoas com 80 anos ou mais; entre 30 de março e 3 de abril, idosos com idades entre 70 e 79 anos; e, do 6 a 14 de abril, idosos que tenham entre 60 e 69 anos. A partir do dia 15, a imunização voltará a ser feita em todos os cidadãos com 60 anos ou mais.

“Por causa do coronavírus, houve uma corrida desenfreada aos postos de saúde. Essa adaptação foi motivada para preservar a população, que não deve se aglomerar enquanto espera para ser vacinada”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.

Em Friburgo, a remessa inicial de doses da vacina contra a gripe acabou ainda no primeiro dia (segunda-feira, 23). A prefeitura aguarda a chegada de um novo lote de doses nesta quarta-feira, 25, para retomar a campanha na quinta-feira, 26.

Por sua vez, Alexandre Chieppe, médico sanitarista da SES, afirmou que devem ser estabelecidos, nos locais de vacinação, espaços por grupos específicos, de forma a evitar o contato das pessoas: “Deve-se sempre priorizar locais abertos e arejados. E, se ocorrer formação de filas, o profissional de saúde deve orientar as pessoas que seja respeitada uma distância mínima de 1,5 metro entre elas”, disse Chieppe.

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Casos no estado

Em 2020, o Estado do Rio registrou 121 casos de influenza/SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e três casos de H1N1, sem registro de óbito. Já no ano passado, foram 2.432 casos de influenza/SRAG e 168 casos de H1N1, com 62 óbitos.

Já em Friburgo...

Diferentemente do que divulgou o governo do estado, a prefeitura de Nova Friburgo informou no final da tarde desta terça-feira que o foco da campanha de vacinação está mantida para idosos acima de 70 anos. Enviamos uma mensagem para o município, mas até a atualização desta notícia não obtivemos resposta.

 

LEIA MAIS

Alvo são pessoas acima de 60 anos e profissionais de saúde; doses estão sendo distribuídas aos poucos

Repartições municipais funcionarão em horário limitado, das 9h às 13h, e em sistema de rodízio de servidores, com efetivo reduzido

Paciente está em quarentena domiciliar, sem necessidade de internação, informa Unimed, que tem outros 6 casos suspeitos em ala isolada

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 74 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina | gripe