Anchieta tem drive-thru para vacinar idosos contra gripe nesta quinta

Ação é voltada apenas para pessoas com mais de 70, que receberão a dose dentro do carro
terça-feira, 24 de março de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
O pátio do Colégio Anchieta, onde será realizada a vacinação (Arquivo AVS)
O pátio do Colégio Anchieta, onde será realizada a vacinação (Arquivo AVS)

A vacinação contra a gripe comum, causada pelos vírus Influenza e H1N1, ganhou uma importante adesão. Nesta quinta-feira, 26,  ela estará sendo feita, no pátio do Colégio Anchieta, das 9h às 13h, em sistema drive-thru: a pessoa recebe sua dose sem sair do carro. Mas atenção: serão imunizados apenas idosos de 70 anos ou mais.

Estado muda estratégia

A Secretaria estadual  de Saúde (SES) mudou na terça-feira,24, a estratégia de vacinação contra a gripe. O público-alvo, nesta atual fase da campanha nacional, são os idosos e profissionais da saúde. O esquema, dividido por faixas etárias, começa a valer nesta quarta-feira,25, e deve ser seguido por todos os 92 municípios fluminenses. A SES esclarece que a competência de entrega de vacinas aos estados é do Ministério da Saúde; aos estados, por sua vez, compete distribuir aos municípios.

Entre esta quarta, 25, e o próximo sábado, 28, devem buscar a imunização contra o Influenza pessoas com 80 anos ou mais; entre 30 de março e 3 de abril, idosos com idades entre 70 e 79 anos; e, do 6 a 14 de abril, idosos que tenham entre 60 e 69 anos. A partir do dia 15, a imunização voltará a ser feita em todos os cidadãos com 60 anos ou mais.

“Por causa do coronavírus, houve uma corrida desenfreada aos postos de saúde. Essa adaptação foi motivada para preservar a população, que não deve se aglomerar enquanto espera para ser vacinada”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.

Em Friburgo, a remessa inicial de doses da vacina contra a gripe acabou ainda no primeiro dia (segunda-feira, 23). A prefeitura aguarda a chegada de um novo lote de doses nesta quarta-feira, 25, para retomar a campanha na quinta-feira, 26.

Por sua vez, Alexandre Chieppe, médico sanitarista da SES, afirmou que devem ser estabelecidos, nos locais de vacinação, espaços por grupos específicos, de forma a evitar o contato das pessoas: “Deve-se sempre priorizar locais abertos e arejados. E, se ocorrer formação de filas, o profissional de saúde deve orientar as pessoas que seja respeitada uma distância mínima de 1,5 metro entre elas”, disse Chieppe.

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Casos no estado

Em 2020, o Estado do Rio registrou 121 casos de influenza/SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e três casos de H1N1, sem registro de óbito. Já no ano passado, foram 2.432 casos de influenza/SRAG e 168 casos de H1N1, com 62 óbitos.

Já em Friburgo...

Diferentemente do que divulgou o governo do estado, a prefeitura de Nova Friburgo informou no final da tarde desta terça-feira que o foco da campanha de vacinação está mantida para idosos acima de 70 anos. Enviamos uma mensagem para o município, mas até a atualização desta notícia não obtivemos resposta.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina | gripe