O arco-íris que surge depois das tempestades. Com esta ideia, duas professoras propuseram uma atividade multidisciplinar, durante as aulas remotas, que fez o maior sucesso entre os alunos do Colégio Estadual José Martins da Costa, em São Pedro da Serra: criar e espalhar mensagens bilíngues de otimismo e esperança nesses tempos de pandemia.
Inspiradas na ideia de um grupo de mães do Sul da Itália, as professoras Vanusa Heringer (português) e Natalia Vellinha (inglês), lançaram o projeto nas redes sociais com as hashtags #everythingisgonnabeok e #vaificartudobem. Coube aos alunos confeccionar cartazes com desenhos de arco-íris e frases motivacionais para enfeitar murais, ruas e janelas.
A iniciativa que partiu de um grupo de mães italianas se espalhou por vários países. Tudo começou na China, onde a palavra “jiayou”, que significa “não desista”, passou a ganhar espaço nas cidades afetadas pelo Covid-19. A partir daí, a moda pegou. Em Portugal o lema passou a ser “Vai ficar tudo bem”; na Itália, “Andrá tutto benne”; na Espanha, “Todo irá bien”; e nos Estados Unidos, “Everything’s gonna be okay”.
"Foi bom poder espalhar um pouco de cor em dias tão cinzentos", comentou Vanusa sobre o projeto. “Foi uma coisa divertida de fazer durante a quarentena”, resumiu um dos alunos, Miguel Ouvernei Heringer, de 12 anos, aluno do sétimo ano do Ensino Fundamental (foto acima).
Deixe o seu comentário