A rede estadual de ensino do Rio de Janeiro brilhou na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), conquistando um total de 175 medalhas, sendo 12 de ouro, 41 de prata e 122 de bronze.
A competição, promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como objetivo estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área. Os medalhistas cariocas disputaram com estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país, reafirmando o potencial dos jovens talentos fluminenses.
Exemplos de superação e talento
Entre os premiados está Emanuel de Almeida, aluno da Escola Estadual Professor Alfredo Maurício Brum, em São João de Meriti, que conquistou sua segunda medalha de ouro consecutiva: "Estou muito feliz, pois, graças a Deus, conquistei mais uma medalha de ouro nesta Olimpíada de Matemática. Com o apoio e o incentivo dos meus professores e meus pais, consegui estar novamente entre os melhores do Brasil", comemorou Emanuel.
Outra história de destaque veio do Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa, em Nilópolis, conhecido por seu desempenho em competições de exatas. A escola conquistou uma medalha de prata, dois bronzes e três menções honrosas. A jovem Gabriela, com nove medalhas acumuladas em competições nacionais e internacionais, compartilhou sua emoção:
"Ganhar esta medalha de bronze é inexplicável para mim. Quando ganhei, a única coisa que passou pela minha cabeça foi a sensação de dever cumprido, pois pude orgulhar minha família e meus professores", disse Gabriela.
Sobre a Olimpíada
Segundo a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), a edição do ano passado contou com 526.594 estudantes inscritos e 1.125 escolas participantes no estado. No âmbito nacional, a OBMEP 2024 premiou 15.208 alunos com medalhas (ouro, prata e bronze), além de conceder 54.030 menções honrosas a estudantes de todo o Brasil.
A OBMEP é um projeto nacional que envolve tanto os alunos das escolas públicas quanto os das escolas privadas. As provas são realizadas em duas fases e são divididas em três níveis de ensino: níveis 1 e 2 para o ensino fundamental e nível 3 para o ensino médio.
Deixe o seu comentário