Alerj instala comissão para fiscalizar ações de combate à pandemia

Primeiro passo será solicitar ao governo do estado cópia de todos os contratos emergenciais firmados
quarta-feira, 03 de junho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Alerj instala comissão para fiscalizar ações de combate à pandemia

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) instalou esta semana  uma comissão para acompanhar a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas à saúde pública relacionadas ao coronavírus. Para presidir o grupo foi eleita, por unanimidade, a presidente da Comissão de Saúde da casa legislativa, a deputada estadual Martha Rocha (PDT). O deputado Dr. Serginho (Partido Republicanos) foi escolhido como vice-presidente e o deputado Renan Ferreirinha (PSB), o relator.

Durante a reunião, foi definido o plano de trabalho da comissão. O primeiro passo será solicitar ao Governo do Estado do Rio a cópia de todos os contratos emergenciais que foram firmados para o enfrentamento a pandemia do coronavírus. Segundo a deputada Martha Rocha, será necessário que um técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) possa acompanhar a análise desses documentos. O grupo determinou ainda que um representante do Ministério Público (MP-RJ) também integre permanentemente o  colegiado.

A comissão pretende ouvir o novo secretário de Estado de Saúde, Fernando Ferry, e o antigo secretário da pasta, Edmar Santos, que foi exonerado no último dia 18 de maio. “Queremos saber sobre o cronograma de abertura dos hospitais de campanha no interior do Estado, a aquisição de respiradores e de equipamentos de proteção individual, além das condições de trabalho dos profissionais de saúde”, explicou a parlamentar. 

“Essa comissão quer saber onde não foram efetivas e eficientes as ações de combate à Covid-19. Lamentavelmente, o que nós temos é a ausência de medidas na área de fiscalização. Estamos tratando aqui de superfaturamento, da demora na entrega dos hospitais de campanha, da ausência de testes, da ausência de equipamentos de proteção individual. Portanto, acho que essa comissão terá um papel fundamental para identificar onde o governo falhou no enfrentamento ao coronavírus”, explicou a presidente do grupo, deputada Martha Rocha.

Também integram a comissão os deputados estaduais Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB); Rodrigo Bacellar (Partido Solidariedade); Jair Bittencourt (PP); Dr. Deodalto (DEM); Márcio Canella (MDB); Márcio Pacheco (PSC); Flávio Serafini (PSol); Zeidan (PT); Dr. Serginho (Republicanos); Pedro Ricardo (PSL) e Valdecy da Saúde (PHS).

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra