A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) instalou esta semana uma comissão para acompanhar a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas à saúde pública relacionadas ao coronavírus. Para presidir o grupo foi eleita, por unanimidade, a presidente da Comissão de Saúde da casa legislativa, a deputada estadual Martha Rocha (PDT). O deputado Dr. Serginho (Partido Republicanos) foi escolhido como vice-presidente e o deputado Renan Ferreirinha (PSB), o relator.
Durante a reunião, foi definido o plano de trabalho da comissão. O primeiro passo será solicitar ao Governo do Estado do Rio a cópia de todos os contratos emergenciais que foram firmados para o enfrentamento a pandemia do coronavírus. Segundo a deputada Martha Rocha, será necessário que um técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) possa acompanhar a análise desses documentos. O grupo determinou ainda que um representante do Ministério Público (MP-RJ) também integre permanentemente o colegiado.
A comissão pretende ouvir o novo secretário de Estado de Saúde, Fernando Ferry, e o antigo secretário da pasta, Edmar Santos, que foi exonerado no último dia 18 de maio. “Queremos saber sobre o cronograma de abertura dos hospitais de campanha no interior do Estado, a aquisição de respiradores e de equipamentos de proteção individual, além das condições de trabalho dos profissionais de saúde”, explicou a parlamentar.
“Essa comissão quer saber onde não foram efetivas e eficientes as ações de combate à Covid-19. Lamentavelmente, o que nós temos é a ausência de medidas na área de fiscalização. Estamos tratando aqui de superfaturamento, da demora na entrega dos hospitais de campanha, da ausência de testes, da ausência de equipamentos de proteção individual. Portanto, acho que essa comissão terá um papel fundamental para identificar onde o governo falhou no enfrentamento ao coronavírus”, explicou a presidente do grupo, deputada Martha Rocha.
Também integram a comissão os deputados estaduais Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB); Rodrigo Bacellar (Partido Solidariedade); Jair Bittencourt (PP); Dr. Deodalto (DEM); Márcio Canella (MDB); Márcio Pacheco (PSC); Flávio Serafini (PSol); Zeidan (PT); Dr. Serginho (Republicanos); Pedro Ricardo (PSL) e Valdecy da Saúde (PHS).
Deixe o seu comentário