Ação em prol do isolamento social orienta pessoas e fiscaliza estabelecimentos

Prefeitura, Defesa Civil, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros fizeram verredura pelas ruas nesta quinta
sexta-feira, 10 de abril de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
A ação de diversos órgãos públicos para convencer as pessoas a saírem da rua (Fotos: Henrique Pinheiro)
A ação de diversos órgãos públicos para convencer as pessoas a saírem da rua (Fotos: Henrique Pinheiro)

Nova Friburgo viveu um dia diferente nesta quinta-feira, 9. Apesar dos decretos municipais que restringem o funcionamento de indústrias, comércio e outros estabelecimentos e das inúmeras recomendações dos órgãos mundiais de saúde para que as pessoas só saiam de casa em caso de extrema necessidade - de modo a evitar a disseminação do novo coronavírus – o que se viu nas ruas – sobretudo do Centro – foram filas, engarrafamentos e muitas pessoas nas calçadas.

E esse movimento atípico em comparação aos últimos dias coincidiu com um ato em defesa do isolamento social promovido pela Prefeitura de Nova Friburgo, através das secretarias de Ordem e Mobilidade Urbana, de Saúde (Subsecretaria de Vigilância em Saúde), Defesa Civil e Guarda Civil Municipal, com apoio das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros.

As instituições percorreram diversas ruas do Centro, de Olaria e do distrito de Conselheiro Paulino com direito a carro de som alertando as pessoas que estavam em vias públicas sobre a importância da rotina de prevenção à Covid-19, principalmente os idosos, grupo de maior risco, que têm sido observados circulando sem motivo aparente.

O fotógrafo Henrique Pinheiro percorreu algumas ruas do Centro durante o ato promovido e flagrou filas enormes, principalmente em lojas da Avenida Alberto Braune que vem chocolates. Todas elas tinham filas enormes que chegaram a dobrar esquinas. No trânsito, mais movimento. Havia fila de veículos para entrar no estacionamento de um supermercado. Em toda a extensão da Avenida Alberto Braune, flagramos até fila tripla de veículos estacionados em alguns momentos. No mínimo, uma incoerência com o que tem sido determinado e recomendado pela prefeitura e o Governo do Estado do Rio.

Procon também participou do ato

O Procon de Nova Friburgo aproveitou a iniciativa e também participou do ato de modo a orientar e fiscalizar os estabelecimentos sobre o cumprimento do decreto. Durante a ação, o órgão visitou alguns estabelecimentos e as agências bancárias do Centro, de Olaria e do distrito de Conselheiro Paulino.

O objetivo era fiscalizar se todas estavam cumprindo a determinação de demarcar no chão o espaço entre as pessoas na fila, de modo a preservar a distância segura de 1,5 metro entre as pessoas; se os funcionários das agências bancárias estavam trabalhando com máscaras e recebendo os clientes com álcool gel.

Durante a fiscalização os fiscais do Procon constataram que uma agência bancária do Centro não havia demarcado o espaço da fila de clientes na calçada. Pouco depois, quando a equipe retornou ao local, a demarcação já havia sido feita. Quanto às filas, o Procon alertou um supermercado e uma loja quanto a necessidade de organizarem os clientes na fila. Sete comércios também foram autuados pelo órgão por estarem descumprindo o decreto municipal que restringe o funcionamento dos estabelecimentos, no entanto, A VOZ DA SERRA não obteve mais detalhes sobre as autuações. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra