Abandonando o ninho em direção à solteirice

sexta-feira, 12 de agosto de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Abandonando o ninho em direção à solteirice

Quando um novo caminho se apresenta na vida de qualquer pessoa que está se sentindo desmotivada e sem coragem de tomar uma atitude, e acredita que é um sinal para bater as asas e voar, ela não pensa duas vezes. Só vê o brilho que ilumina um horizonte pleno de oportunidades para lhe dar um sentido na vida, um rumo.

O processo de sair da casa dos pais é cercado de muitas expectativas, mas também de dúvidas e medo que dão um certo frio na barriga. No entanto, se a vontade de seguir em frente é maior que qualquer dúvida, não tem como voltar atrás. A sensação de que o momento é decisivo, é quanto basta para acreditar que é tempo de se abrir para o mundo. 

Tamanha necessidade de liberdade e independência, a expectativa de novas relações, amizades, amores, a mudança de estilo de vida, a chance de dar uma sacudida num dia a dia que já não lhe traz nenhum frisson, são estímulos que faltavam para ela, ou ele, tomar as rédeas da própria vida. São razões que impulsionam e ajudam uma pessoa a dar os primeiros passos em direção ao que lhe parece curioso e estimulante. 

Mas, escancarar a porta e sair para o mundo em busca de quê, mesmo? A questão é que jovens adultos precisam de liberdade e independência para descobrir o que quer fazer de sua própria vida. Faz parte do amadurecimento de todos nós. No entanto, alguns pais, mesmo depois que os filhos crescem, continuam tendo preocupações, por vezes até exageradas, cobrando horário de saída e chegada, entre outras regras domésticas e sociais. Se esta é está a situação em que se encontra, sair da casa dos pais pode ser libertador.

Para outros e/ou outras, iniciar um relacionamento que promete ser longo, duradouro e feliz é o que está valendo. Não precisa necessariamente estar a caminho do altar, uma vez que é muito comum hoje em dia apenas a união estável entre casais. Seja como for, é certo que iniciar uma vida a dois requer o próprio espaço. Então, não é recomendável ir com muita sede ao pote, a não ser que esteja absolutamente certo(a) do que pretende.

São bem comuns as diferenças entre estilo de vida dos pais e dos filhos. A pessoa cresce, consolida a personalidade e passa a ter uma visão própria de viver a vida. Daí, é mais comum ainda que o seu estilo de vida não combine mais com a dos seus pais e, nesse caso, é normal surgirem conflitos, do tipo… a escolha de uma dieta diferente, a prática de uma religião diferente ou qualquer outra coisa, como apenas colocar uma mochila nas costas e pegar uma estrada. 

Afinal, disse o poeta, há sempre uma estrada em qualquer lugar, para qualquer pessoa, em qualquer circunstância”. A Estrada é vida! Se os estilos de vida são incompatíveis, esse também pode ser um indicativo de que é chegada a hora de deixar o ninho.

A conquista de um novo tempo

Por outro lado, mesmo que a relação entre pais e filhos seja ótima, a vida vai nos empurrando para novas experiências que nos preparam para enfrentar o que vier. É quando sentimos necessidade de alcançar metas, conquistar espaços, ir, simplesmente ir. Investir numa carreira, viajar, conhecer o mundo ou formar uma família, comprar um imóvel, seja o que for. Sair da casa dos pais significa assumir responsabilidades. Nem sempre, dizem alguns…

De qualquer maneira, é dar o primeiro passo para uma longa caminhada, durante a qual nos veremos diante de incontáveis desvios, quando, sem mesmo saber, estamos decidindo o rumo de nossas vidas. A saída não significa um rompimento familiar, mas apenas um passo na construção de uma estrada — que é a síntese de uma existência — e que pertence somente a você. 

 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: