14 de abril - Dia Mundial do Café

Fruto é originário da África, mas suas sementes se espalharam pelo mundo. Hoje essa bebida é servida de muitas formas com cores, aromas e sabores variados
sábado, 17 de abril de 2021
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Freepik)
(Fotos: Freepik)

Na quarta-feira, 14, a hora do café foi ainda mais especial em todo canto do país, por causa do Dia Mundial do Café. Essa tradicional e revigorante bebida, presença diária nas mesas da maioria dos brasileiros, e indispensável nos intervalos do trabalho, merece ter uma data dedicada a ela. 

Embora muitos desconheçam qual a melhor maneira de fazer um simples cafezinho coado, a verdade é que esse mercado não para de crescer. Esse fruto originário da África, cujas sementes se espalharam por todo o planeta, hoje é servido de mil e uma formas diferentes, a partir de grãos variados, em cores, aromas e sabores os mais distintos. 

A partir da África, sua difusão teve como ponto de partida a Arábia, onde foi cultivado e usado para cura de diversos males. Da Arábia foi levado para o Egito, no século 16, e em 1554 já era conhecido pelos europeus, que passaram a cultivá-lo em suas colônias localizadas no Índico e no Pacífico, como o Ceilão, Java e Sumatra.

No decorrer do século 18, o café foi ganhando importância no mercado internacional, tornando-se bebida de luxo, principalmente na França, Inglaterra e Estados Unidos. Foi plantado em Madagascar, na Índia e nas Filipinas, e chegou à Martinica, às Antilhas e conquistou a América Central.

As primeiras mudas chegaram ao continente sul-americano, a partir do Jardim Botânico de Amsterdã (Holanda), e foram cultivadas na Guiana Francesa e Suriname (antiga Guiana Holandesa). Com o aumento da produção e a elevação do nível de vida das populações dos países industrializados, o café deixou de ser produto de luxo e seu consumo se generalizou.

Disso tudo sabe o nosso entrevistado especial, o empresário e barista Junior Macedo. De acordo com ele, temos grandes cafés no mundo todo, cada um com uma característica que agrada mais uns do que outros. 

“Aqui no Brasil temos cafés fantásticos e regiões que têm se desenvolvido muito. A máxima de que ‘o que você mais gosta é o melhor’ aqui se aplica, mas... quanto mais cafés especiais a gente experimenta mais difícil é escolher um”.

Então, além de viajar através da história do café, contada nesta edição, aproveite o momento, caro leitor, para degustar uma bem servida xícara de café, ao seu gosto e hora. Bom fim de semana! 

 

Foto da galeria
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: