O Estado do Rio de Janeiro permanece em ritmo acelerado no turismo internacional e já alcançou 73,6% da meta de 1,8 milhão de turistas estrangeiros previstos para desembarcar em solo fluminense este ano. Entre janeiro e julho, 1.324.515 visitantes internacionais desembarcaram no estado, número que representa também 86,7% do total registrado ao longo de todo o ano passado, quando o Rio recebeu 1,528 milhão de turistas de fora do país.
Mantido o desempenho atual, a projeção da Secretaria estadual de Turismo (Setur) é de que o Estado do Rio ultrapasse dois milhões de visitantes estrangeiros até dezembro, superando com folga não apenas a meta estabelecida no início do ano, mas também alcançando uma marca inédita na história recente do estado.
“O Rio de Janeiro está vivendo um momento especial. Os números do turismo mostram que estamos no caminho certo: só nos primeiros sete meses deste ano, recebemos mais de 1,3 milhão de visitantes estrangeiros, o que representa um crescimento de 52% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso significa mais emprego, mais renda e mais oportunidades para os fluminenses. Vamos continuar trabalhando para que o Rio siga sendo vitrine do Brasil para o mundo”, observa o governador Cláudio Castro.
Julho foi o melhor mês do ano até agora, com 170.481 turistas internacionais conhecendo as belezas tanto da capital, como do interior fluminense, um crescimento de 57,7% em relação a julho de 2024. O avanço reflete a consolidação do Rio de Janeiro como principal porta de entrada internacional do país e como destino competitivo no cenário global.
“Os números do turismo internacional mostram que o Rio de Janeiro está colhendo os frutos de uma política pública bem estruturada, com investimentos em promoção, infraestrutura e segurança. Já atingimos mais de 70% da meta prevista e devemos ultrapassar os dois milhões de visitantes até dezembro. Mais do que um recorde histórico, isso mostra que o Rio voltou a figurar entre os principais destinos do mundo”, destacou o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca.
Top 10 dos países emissores de turistas (de janeiro a julho)
- Argentina – 493.342
- Chile – 225.376
- Estados Unidos – 138.669
- Uruguai – 59.470
- França – 51.263
- Reino Unido – 35.260
- Colômbia – 30.553
- Portugal – 29.862
- Alemanha – 26.929
- Itália – 20.595
Deixe o seu comentário