Moradores de Nova Friburgo e Teresópolis, foram surpreendidos na noite da última sexta-feira, 8, com uma forte chuva de granizo. O fenômeno começou por volta das 19h e durou pouco mais de 20 minutos, tempo suficiente para cobrir ruas, quintais e plantações com uma muitas pedras de de gelo, cenário mais comum em países de clima temperado do que no inverno tropical brasileiro.
Repercussão
Durante o temporal inúmeros vídeos foram compartilhados nas redes sociais mostrando verdadeiros tapetes brancos com camadas de gelo sobre ruas, calçadas e praças da cidade. O fenômeno, até então, atípico no inverno, provocou também um enorme barulho nos telhados, acionando automaticamente vários alarmes de veículos estacionados. Na área rural, produtores contabilizaram prejuízos nas lavouras com a chuva de gelo. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o maior volume de chuva em Friburgo foi no bairro Vale dos Pinheiros: 28.9mm. Apesar do susto, não houve registro de feridos. No entanto, a cidade teve queda de parte de um muro, alagamentos no Centro e a queda de uma árvore de grande porte na Avenida Nossa Senhora do Amparo.
Sobre o fenômeno
O granizo geralmente se forma em nuvens de grande altitude, como as cumulonimbus, quando gotas de água congelam sob temperaturas negativas e são mantidas em circulação por fortes correntes de ar até atingirem peso suficiente para cair. Apesar de não ser inédito, o fenômeno costuma surpreender pela intensidade e pela rapidez com que altera a paisagem, e, como na última sexta-feira, pela forma como transforma a rotina de uma noite comum de inverno em um espetáculo natural.
* Reportagem da estagiária Laís Lima com supervisão de Henrique Amorim
Deixe o seu comentário