Parabéns em dobro: Raphael Jaccoud faz 10 anos e se destaca no Enem

Diretora da escola enaltece a conquista obtida a partir da dedicação de toda a equipe
sexta-feira, 25 de julho de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O Colégio Estadual Raphael Luiz de Siqueira Jaccoud, localizado em Vargem Alta, no distrito de São Pedro da Serra, obteve a maior média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2024, entre todas as 1.236 escolas da rede estadual do Rio de Janeiro. O resultado foi divulgado nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é motivo, obviamente, de muita celebração de sua diretoria, professores, profissionais de apoio e alunos.

A diretora-geral do Colégio Raphael Jaccoud, Isabela de Resende, entalteceu essa importante conquista com uma mensagem enviada à redação de A VOZ DA SERRA. Confira a seguir: 

“No alto da serra, em Nova Friburgo, entre montanhas e flores, há um lugar onde o conhecimento floresce. Localizado na comunidade rural de Vargem Alta, o Colégio Estadual Raphael Luiz de Siqueira Jaccoud completa, este ano, uma década de existência, desafios e muitos aprendizados. Funcionando à noite, a unidade acolhe estudantes que, em sua maioria, passam o dia trabalhando em atividades relacionadas ao cultivo de flores, que marcam profundamente o território onde está inserida. 

O Jaccoud é uma escola estadual de Ensino Médio, com base nos moldes tradicionais de ensino, mas diferenciada por ser pequena e acolhedora o suficiente para ser considerada um segundo lar de tantos que por ela passaram e de muitos que permanecem. No Jaccoud, o tempo de aula ganha ritmo peculiar, e o aprendizado se constrói no vínculo, na escuta atenta, no respeito e na troca de saberes e experiências diversas. O trabalho é feito por mãos que se doam e se reconhecem, apoiando e fortalecendo-se mutuamente. É uma escola que exerce tão bem o seu papel de ser um ambiente vivo que dá até para pensar que tem pulso e Alma.  

A equipe docente é formada por profissionais preparados, comprometidos e atenciosos. A coordenação pedagógica está sempre próxima, impulsionando a caminhada. A orientação educacional atua, lado a lado, com os estudantes, especialmente nos momentos mais importantes, como o período de inscrições no Enem, etapa de crescimento e abertura de possibilidades.

O colégio valoriza, acima de tudo, a aprendizagem com sentido — aquela que nasce do encontro entre o currículo e a realidade, o saber e o viver. A escuta é parte do seu jeito de ser. Os alunos participam, com voz ativa, da vida da escola, opinando, propondo, ajudando a construir um ambiente mais justo, inclusivo e pertencente a eles e a seus sucessores. Existe espírito de comunidade, e cada pessoa (conhecida pelo nome) sabe que é importante. A boa convivência é aprendida e praticada todos os dias. 

Os laços são visíveis no Jaccoud: nos reencontros, ao chegar; no cuidado com os espaços; nas reuniões pedagógicas vivas e enriquecedoras; nas reuniões de pais e responsáveis. O tempo que os alunos passam na escola é precioso e, por isso, trabalhado para que seja pleno de significado. 

Mesmo pequena em tamanho, é uma escola grande em vínculos e vontade de fazer bem feito.

Este ano, uma notícia emociona: o Jaccoud apareceu como primeiro colocado no Enem 2024 entre as escolas estaduais da rede, segundo levantamento do Inep. Um resultado importante, que veio como um presente de aniversário reconhecendo o esforço diário de toda a comunidade escolar. Esse dado reforça o valor do que foi construído de 2015 até o momento, o qual não pode ser medido apenas por números. Um coroamento importante, em um momento importante não apenas pelo aniversário da escola, mas, acima de tudo, pela necessidade gritante de reconhecer o trabalho docente e a garra dos nossos profissionais. Parabéns!”, enaltece a diretora da escola. 

Educação que transforma

De acordo com o levantamento do Inep, 82% dos estudantes da rede estadual participaram do exame, o que demonstra o engajamento dos jovens e o comprometimento das escolas. A secretária estadual de Educação, Roberta Barreto, destacou o impacto das ações adotadas pela rede: “Iniciativas diferenciadas só comprovam que, com orientação, foco e estudo, é possível que nossos estudantes tenham acesso ao Ensino Superior. Um dos grandes segredos do Enem é a redação, e uma boa pontuação nessa etapa abre muitas portas. Quem lê bem, escreve bem”, ressaltou.

As estratégias para elevar o desempenho incluem simulados regulares no modelo do Enem, acompanhamento individual do progresso dos alunos e uso de tecnologias educacionais.

Tecnologia e inovação a favor da aprendizagem

Uma das iniciativas mais recentes é a plataforma Enem-RJ, lançada pela Secretaria estadual de Educação (Seeduc-RJ). Gratuita e acessível, a ferramenta reúne videoaulas, simulados, relatórios de desempenho, correções de redações e trilhas de estudo personalizadas com uso de inteligência artificial.

As dez melhores escolas da rede estadual no Enem 2024:

1. Colégio Estadual Raphael Luiz de Siqueira Jaccoud, Nova Friburgo

2. Ciep 403 Maria de Lourdes Giovannetti – Cívico-Militar, Volta Redonda

3. Ciep 494 Alexandre Carvalho – Cívico-Militar, Miguel Pereira

4. Colégio Estadual Agostinho Chryzanto de Araújo, São Francisco de Itabapoana

5. Ciep 449 Gov. Leonel de Moura Brizola – Intercultural Brasil-França, Niterói

6. Colégio Estadual Cabo BM Flavio Uanderson Rodrigues de Freitas, Três Rios

7. CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos, Teresópolis

8. Colégio Estadual Milton Campos, Bangu

9. Colégio Estadual Pedro Baptista de Souza, Santo Antônio de Pádua

10. Colégio Estadual Nuno Álvares Pereira, Irajá

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: