O Colégio Estadual Raphael Luiz de Siqueira Jaccoud, localizado em Vargem Alta, no distrito de São Pedro da Serra, obteve a maior média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2024, entre todas as 1.236 escolas da rede estadual do Rio de Janeiro. O resultado foi divulgado nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é motivo, obviamente, de muita celebração de sua diretoria, professores, profissionais de apoio e alunos.
A diretora-geral do Colégio Raphael Jaccoud, Isabela de Resende, entalteceu essa importante conquista com uma mensagem enviada à redação de A VOZ DA SERRA. Confira a seguir:
“No alto da serra, em Nova Friburgo, entre montanhas e flores, há um lugar onde o conhecimento floresce. Localizado na comunidade rural de Vargem Alta, o Colégio Estadual Raphael Luiz de Siqueira Jaccoud completa, este ano, uma década de existência, desafios e muitos aprendizados. Funcionando à noite, a unidade acolhe estudantes que, em sua maioria, passam o dia trabalhando em atividades relacionadas ao cultivo de flores, que marcam profundamente o território onde está inserida.
O Jaccoud é uma escola estadual de Ensino Médio, com base nos moldes tradicionais de ensino, mas diferenciada por ser pequena e acolhedora o suficiente para ser considerada um segundo lar de tantos que por ela passaram e de muitos que permanecem. No Jaccoud, o tempo de aula ganha ritmo peculiar, e o aprendizado se constrói no vínculo, na escuta atenta, no respeito e na troca de saberes e experiências diversas. O trabalho é feito por mãos que se doam e se reconhecem, apoiando e fortalecendo-se mutuamente. É uma escola que exerce tão bem o seu papel de ser um ambiente vivo que dá até para pensar que tem pulso e Alma.
A equipe docente é formada por profissionais preparados, comprometidos e atenciosos. A coordenação pedagógica está sempre próxima, impulsionando a caminhada. A orientação educacional atua, lado a lado, com os estudantes, especialmente nos momentos mais importantes, como o período de inscrições no Enem, etapa de crescimento e abertura de possibilidades.
O colégio valoriza, acima de tudo, a aprendizagem com sentido — aquela que nasce do encontro entre o currículo e a realidade, o saber e o viver. A escuta é parte do seu jeito de ser. Os alunos participam, com voz ativa, da vida da escola, opinando, propondo, ajudando a construir um ambiente mais justo, inclusivo e pertencente a eles e a seus sucessores. Existe espírito de comunidade, e cada pessoa (conhecida pelo nome) sabe que é importante. A boa convivência é aprendida e praticada todos os dias.
Os laços são visíveis no Jaccoud: nos reencontros, ao chegar; no cuidado com os espaços; nas reuniões pedagógicas vivas e enriquecedoras; nas reuniões de pais e responsáveis. O tempo que os alunos passam na escola é precioso e, por isso, trabalhado para que seja pleno de significado.
Mesmo pequena em tamanho, é uma escola grande em vínculos e vontade de fazer bem feito.
Este ano, uma notícia emociona: o Jaccoud apareceu como primeiro colocado no Enem 2024 entre as escolas estaduais da rede, segundo levantamento do Inep. Um resultado importante, que veio como um presente de aniversário reconhecendo o esforço diário de toda a comunidade escolar. Esse dado reforça o valor do que foi construído de 2015 até o momento, o qual não pode ser medido apenas por números. Um coroamento importante, em um momento importante não apenas pelo aniversário da escola, mas, acima de tudo, pela necessidade gritante de reconhecer o trabalho docente e a garra dos nossos profissionais. Parabéns!”, enaltece a diretora da escola.
Educação que transforma
De acordo com o levantamento do Inep, 82% dos estudantes da rede estadual participaram do exame, o que demonstra o engajamento dos jovens e o comprometimento das escolas. A secretária estadual de Educação, Roberta Barreto, destacou o impacto das ações adotadas pela rede: “Iniciativas diferenciadas só comprovam que, com orientação, foco e estudo, é possível que nossos estudantes tenham acesso ao Ensino Superior. Um dos grandes segredos do Enem é a redação, e uma boa pontuação nessa etapa abre muitas portas. Quem lê bem, escreve bem”, ressaltou.
As estratégias para elevar o desempenho incluem simulados regulares no modelo do Enem, acompanhamento individual do progresso dos alunos e uso de tecnologias educacionais.
Tecnologia e inovação a favor da aprendizagem
Uma das iniciativas mais recentes é a plataforma Enem-RJ, lançada pela Secretaria estadual de Educação (Seeduc-RJ). Gratuita e acessível, a ferramenta reúne videoaulas, simulados, relatórios de desempenho, correções de redações e trilhas de estudo personalizadas com uso de inteligência artificial.
As dez melhores escolas da rede estadual no Enem 2024:
1. Colégio Estadual Raphael Luiz de Siqueira Jaccoud, Nova Friburgo
2. Ciep 403 Maria de Lourdes Giovannetti – Cívico-Militar, Volta Redonda
3. Ciep 494 Alexandre Carvalho – Cívico-Militar, Miguel Pereira
4. Colégio Estadual Agostinho Chryzanto de Araújo, São Francisco de Itabapoana
5. Ciep 449 Gov. Leonel de Moura Brizola – Intercultural Brasil-França, Niterói
6. Colégio Estadual Cabo BM Flavio Uanderson Rodrigues de Freitas, Três Rios
7. CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos, Teresópolis
8. Colégio Estadual Milton Campos, Bangu
9. Colégio Estadual Pedro Baptista de Souza, Santo Antônio de Pádua
10. Colégio Estadual Nuno Álvares Pereira, Irajá
Deixe o seu comentário