A Organização Social friburguense Tecle Mulher, em parceria com a Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), iniciou em junho do ano passado a campanha “Multiplicando Abraços”, voltada à prevenção e educação no enfrentamento à violência contra meninas e mulheres. Com o apoio do Ministério das Mulheres e da Secretaria estadual de Educação (Seeduc-RJ), a campanha vem promovendo ações para sensibilizar jovens e professores da rede estadual de ensino a trabalharem o tema, em conjunto, nas salas de aula.
(Foto: divulgação)
Em 2024, dez municípios da Região Serrana participaram da ação e atuaram diretamente em ações preventivas nas escolas estaduais, propondo a promoção do respeito mútuo entre os alunos e alunas, no sentido que possam transformar os ambientes humanos em que vivem em espaços de dignidade e cidadania plena, firmando assim o direito à viverem em uma sociedade sem violência.
(Foto: divulgação)
Sobre o projeto
O projeto Multiplicando Abraços tem como principal objetivo motivar aos alunos, do curso médio e de formação de professores, atitudes de respeito e solidariedade entre os jovens, através de oficinas educativas e artísticas voltadas ao conhecimento do que seja a violência contra as mulheres e meninas; de como preveni-la e chegarem, com segurança, à rede de serviços de proteção. Aos jovens participantes são distribuídos materiais informativos através de histórias escritas didaticamente para essa finalidade.
Os professores recebem material didático e informativo para que introduzam o tema em suas aulas. Para isso, são realizadas oficinas de reflexão sobre o grave problema da violência que atinge os jovens, principalmente as mulheres, seja em seus lares, na escola e por parte da sociedade. Além do material, são oferecidos certificados de participação pelo Ministério das Mulheres e da OS Tecle Mulher.
(Foto: divulgação)
Em 2025
Este ano a campanha tem continuidade e nesta nova etapa do “Multiplicando Abraços”, os professores que ainda não tiveram oportunidade de participar da iniciativa, serão contemplados com oficinas online a serem agendadas e divulgadas pelos canais da instituição e do projeto informando o link da inscrição. Nessas oficinas poderão participar todas as escolas da rede estadual inseridas na Coordenadoria Serrana II, da Seeduc.
(Foto: divulgação)
Deixe o seu comentário