A Comissão de Direitos Humanos, Mulher e Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de Nova Friburgo vai lançar neste carnaval a campanha “Violência contra a Mulher Zero”, que contará com a distribuição de material informativo nos locais de desfile e bailes populares com mensagens de alerta às mulheres sobre como agir em caso de qualquer tipo de violência, seja física, emocional ou psicológica. Nos folders da campanha há a relação de órgãos com seus respectivos telefones, que podem auxiliar as mulheres em caso de violência, como a central 190, da PM; Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam) - (22) 9 9234 9430; Secretaria Municipal da Mulher (22) 2527 5275 - ramal 5275; Central de Atendimento a Mulher (180); Centro de Referência da Mulher (22) 9 9767 6257 e Comissão de Direitos Humanos e da Mulher, da Câmara Municipal (22) 2524 1700, que é presidida pelos vereadores Tia Karla (presidente), Isaque Demani (vice-presidente) e Angelo Gaguinho (secretário).
A iniciativa surge justamente na semana em que se celebrou o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil (última segunda-feira, 24), data que remonta a 1932, quando as mulheres garantiram os direitos de votar e de serem votadas em todo o país, por meio da promulgação do Código Eleitoral. Este marco, que representou a quebra de barreiras históricas, permitiu que as mulheres participassem das decisões políticas e, mais tarde, contribuíram para a construção de um Brasil mais igualitário. Embora a conquista tenha ocorrido há mais de 90 anos, permanece um dado como um lembrete constante da importância da participação feminina na sociedade e da necessidade de avanços contínuos em prol da igualdade e de combate a qualquer tipo de violência, além da valorização da mulher.
Protagonismo feminino
O protagonismo feminino na sociedade se expressa em uma variedade de campos e à medida que as mulheres desempenham papéis cada vez mais significativos em diversas áreas. A educação é um campo onde o protagonismo feminino se faz notável. A mulher está muito bem representada no campo da educação, ocupando posições no magistério, na pesquisa e na administração de centros de ensino.
O mesmo vale para a cultura em geral, nas artes e na literatura, no cinema e no teatro, onde encontramos obras que refletem o olhar feminino para a sociedade. Na política, o protagonismo feminino nunca esteve tão destacado. A mulher tem aumentado sua representação em cargos políticos, ocupando posições de destaque em governos, parlamentos e administrações municipais. Panorama semelhante se apresenta no mundo dos negócios, com a mulher liderando empresas, iniciando startups e novos negócios.
O protagonismo feminino vem sendo também estimulado na ciência, na política e na administração pública, onde ainda é muito baixo se comparado ao dos homens. Se a mulher pode, hoje em dia, ser protagonista na empresa onde trabalha ou na universidade onde estuda, então é sinal de que a resistência da mulher contra a dominação masculina trouxe resultados.
Deixe o seu comentário