Gênio da Lâmpada

Quem não fantasiou, quando criança, com a possibilidade de encontrar o “gênio da lâmpada mágica” a quem seria possível fazer quaisquer pedidos do mundo?
sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
por Paula Farsoun
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

“Quem não fantasiou, quando criança, com a possibilidade de encontrar o “gênio da lâmpada mágica” a quem seria possível fazer quaisquer pedidos do mundo? O que você, lá atrás pediria? Três pedidos. Perguntei a crianças próximas e as respostas foram essas: “todo chocolate do mundo”; “férias o ano inteiro”; “ não precisar tomar banho”; “ganhar um animal de estimação”, “morar perto dos meus amigos” e “que Papai Noel existisse de verdade”.

As crianças um dia crescem e os milagres pretendidos por nós, adultos, ganham outra dimensão. Aproveitei a deixa e fiz uma singela “pesquisa de campo” com alguns adultos também:  “ -quais seriam seus três pedidos?”. Agreguei uma dificuldade à pergunta: “ – responda sem pensar”. E ouvi, curiosa e atenta, as suas respostas. E foram justamente elas que me levaram à novas reflexões.

Percebi dentro daquele contexto em que estávamos, que ninguém demandaria do gênio a paz mundial, alimentos orgânicos para todos, fim da fome, da corrupção, da violência de gênero, do preconceito, a preservação do meio ambiente ou liberdade. Que desperdício. Alguém precisaria pugnar por esses milagres, não? Felizmente, o amor entrou no rol de pedidos. Ninguém falou sobre amor pela humanidade ou por amar a todos os seres. As respostas foram assim:  “ encontrar o amor esse ano”; “ ser feliz no amor”; “não sofrer por amor”; “ finalmente ter sorte no amor”. Percebi que relacionamento importa e muito, a ponto de valer pelo primeiro dos três quaisquer pedidos no mundo.

O que também não me surpreendeu foram os pedidos ligados à parte material e financeira; “ ganhar na mega sena”; “ quitar minhas dívidas”; “comprar meu apartamento”; “ficar rico sem trabalhar”. As respostas foram mais ou menos essas. De fato, é uma preocupação de muitas pessoas.

Diante da realização no amor e o dinheiro no bolso com as contas pagas, fiquei ansiosa pelos próximos últimos pedidos. Bem, devo dizer alguns deles optaram por viagens, uma delas desejou aumentar a família, um quis a tão sonhada felicidade e outros desejaram amenidades.

A brincadeira passou, mas a reflexão permaneceu, afinal de contas, quem não deseja que coisas boas possam lhes acontecer repentinamente? Considerando que o milagre dos três pedidos não passa de uma ficção e não acontecerá com ninguém, o que cada um deles está efetivamente fazendo para alcançar os objetivos não tão milagrosos assim? O que fazem e melhoram em si como pessoas para atraírem o amor verdadeiro? O quanto se esforçam e trabalham para realizarem conquistas financeiras? É bom pensarmos nisso e também sobre a razão de sermos egoístas a ponto de gastarmos nossos desejos emanados para o Universo com propósitos tão-somente individuais e não coletivos também.

E você, quais os três desejos que transformariam sua vida seriam feitos ao gênio da lâmpada mágica? Sejam vocês, ou melhor, sejamos nós os nossos próprios realizadores de sonhos.”

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: