A movimentação no comércio nos últimos dias por conta da corrida dos consumidores às compras de presentes de Natal certamente garantiram maior faturamento no setor. Afinal, esta é a época do ano mais esperada pelos lojistas. Neste ano, a Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estimou a movimentação de R$ 5,86 bilhões com as compras de Natal somente no varejo do Estado do Rio de Janeiro, o que representa um crescimento de 13,1% em relação ao ano passado (R$ 5,18 bilhões).
Ainda segundo a CNC, o destaque de 2024, mais uma vez é o ramo de super e hipermercados, seguido pelas lojas especializadas em itens de vestuário, calçados e acessórios, e ainda pelos estabelecimentos voltados aos artigos de usos pessoal e doméstico.
“O Natal é a principal data comemorativa do comércio varejista e exerce um impacto significativo na economia. O setor, que lidera a geração de empregos nos municípios fluminenses, impulsiona ainda mais a empregabilidade nessa época, com as contratações temporárias, aumentando também a circulação de renda”, observa o governador Cláudio Castro.
A secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi, analisa os efeitos positivos do melhor desempenho do varejo no Natal, responsável por cerca de um terço do faturamento do comércio: “O aumento do potencial de consumo permite a consolidação de um círculo virtuoso, que vai da produção ao consumo, passando pela geração de emprego e renda para a população fluminense”, destaca.
Deixe o seu comentário