Chegou a hora de escolher e conhecer a futura escola do(a) seu(sua) filho(a). O que preciso saber? São tantas perguntas, dúvidas e inseguranças. Como escolher a certa?
Ana Borges
Em primeiro lugar, deve-se manter a calma e a mente aberta para fazer as perguntas aos profissionais que estudaram e continuam estudam sobre criança e seu desenvolvimento. Também, é preciso aceitar e entender que nenhuma escola atingirá 100% das suas ‘especificações’.
Toda escola é um ambiente coletivo, em que a criança, em geral, fica por muitas horas. Assim, deve-se ter uma atenção especial para o quê efetivamente esta escola se propõe a oferecer. Parece complicado, e para muitos, é.
Para boa parcela de pais/responsáveis, a procura da escola para os filhos é um momento desafiador, pois, implica criar confiança e vínculo com um lugar escolhido que ainda é pouco conhecido. Atentar para detalhes durante a visita à escola como, por exemplo, como as demandas das crianças são atendidas, o quanto são respeitadas em suas individualidades, pode ser um bom começo para iniciar esse processo.
Perceber como são tratados alguns assuntos como diversidade, racismo, inclusão, também pode ajudar a entender se você confiará neste ambiente para deixar seu filho. Afinal, quando uma criança é colocada na escola, para além do conteúdo de ensino, acontecerão aprendizados sobre socialização, respeito ao outro e às diferenças, formas de interagir e reagir a frustrações.
Na escola aprende-se muito mais do que somente o conteúdo programático, e por isso, esta escolha é tão importante, afinal, deseja-se que as figuras de apego deste ambiente sejam alinhadas e condizentes com as da família.
Portanto, deve ser sempre ressaltado e avaliado que se a criança se sente mais confortável, feliz, querida e segura em um ambiente que os pais se comunicam com a escola, que contribuem com soluções, que haja participação, envolvimento, escuta e fala respeitosa, e que os valores da escola sejam os mesmos refletidos em casa, a vida escolar será tranquila desde a primeira infância.
Então, boa sorte na sua escolha, boa leitura e bom fim de semana. Até a próxima edição!
Deixe o seu comentário