2 PAIS, 2 MÃES

Novo perfil das famílias redesenha o padrão brasileiro
sexta-feira, 01 de novembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)
Quando se discute a evolução das famílias, pautas ideológicas e até ligadas a religiões costumam ser levantadas. Mas, no processo de formação e desenvolvimento da criança, o que mais deve pesar são os direitos sociais garantidos e a confirmação de que cada família é única, sem precisar seguir um padrão.

Apesar da existência dos dias temáticos não ser um problema para algumas crianças, a substituição pelo Dia da Família em algumas escolas é uma prática que reflete como diversas famílias têm ocupado mais espaços sociais
O casamento entre pessoas do mesmo sexo é considerado um fenômeno recente no Brasil e vai crescer ainda mais, como explicou a cientista social  e professora da Unicamp (SP), Joice Vieira. “Certamente há uma tendência de que esses casais busquem formalizar a união pela visibilidade social e garantia de direitos”, apontou. 

Mesmo ainda sendo menos de 1% das uniões civis registradas pelo IBGE, o número de casamentos homoafetivos no país aumentou consideravelmente em 10 anos. Foram 3,7 mil casamentos em 2013 e no ano passado o número saltou para 11.945, segundo o relatório “Cartório em números”. Até abril de 2023, foram mais de 76 mil casamentos celebrados, de acordo com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais. 

O enfermeiro Marcelo Mendes, que já ajudava a criar as suas sobrinhas, sempre sonhou em ser pai. Após o casamento com o arquiteto Rogério Silvestre, o desejo da paternidade se tornou algo em comum e foi concretizado por meio de um processo de adoção legal. Hoje, ele e o marido são pais de Enrico, 4 anos, e Duda, 1.

(Foto: Freepik)

A escola de Enrico comemora tanto o dia dos pais quanto o dia das mães, mas ele relata que professores e demais funcionários são receptivos ao fato de seu filho pertencer a uma família homoafetiva. 

“Nesses dias eles falam sobre a família e a pessoa que representa o cuidador da criança, seja avô, avó, tio, madrinha, dois pais, duas mães. O Enrico entrega o presente pros dois pais no dia das mães e no dia dos pais também”, conta.

Apesar da existência dos dias temáticos não ser um problema para algumas crianças, como Enrico, a substituição pelo Dia da Família em algumas escolas é uma prática que reflete como diversas famílias têm ocupado mais espaços sociais. 

Segundo Joice Vieira, isso permite o tratamento natural da diversidade, principalmente entre as crianças. Ela explica que é mais fácil dar possibilidades para refletirem sobre as pessoas que convivem em seu dia a dia do que definirem seu ciclo familiar pela ausência de alguma figura. 

“Sujeitos em formação precisam de pessoas de referência. Podem ser os pais biológicos, adotivos, avós ou outras pessoas que cumpram este papel. O que não pode acontecer é não ter referência alguma e supervisão insuficiente”, ressalta. 

Quando Enrico é perguntado sobre a ausência da mãe pelos coleguinhas, Mendes explica que o filho é enfático em responder que “é porque ele tem dois papais e fim, mesmo sendo muito claro que ele nasceu da barriga de uma mulher”. E quando Enrico perguntou ao seu marido se ele tinha saído da barriga dele, a resposta não poderia ser outra: “Ele respondeu que o Enrico nasceu do coração do papai, e que isso é maravilhoso”.

(Fonte: Portal Luneta)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: