Nova lei cria o banco de sangue itinerante

Programa Hemóvel vai percorrer o interior para aumentar os estoques dos hemocentros de todo o estado
segunda-feira, 23 de setembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Governo do Estado RJ)
(Foto: Governo do Estado RJ)

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, sancionou a nova lei 10.511/24 que cria o Programa Banco de Sangue Itinerante (Hemóvel). A iniciativa foi proposta pelos deputados estaduais Munir Neto (PSD) e Danniel Librelon (Republicanos) e prevê a circulação pelos municípios do Grande Rio e do interior de uma van do programa que fará a coleta de sangue. A ideia é facilitar a coleta de sangue para reforço dos estoques dos hemocentros fluminenses. 

“O Hemóvel tem como objetivo principal tornar a doação de sangue mais acessível à população, levando-o para localidades distantes, comunidades rurais e outras regiões que não tenham um centro de coleta próximo”, explicou o deputado Munir.

A van do Hemóvel deverá ser composta com todos os materiais e equipamentos necessários para a coleta de sangue de forma segura e eficiente. Além disso, o veículo poderá ser conduzido por uma equipe especializada composta por profissionais da área da saúde, devidamente capacitados, para realizar a coleta de sangue e garantir a segurança dos doadores.

A coleta de sangue poderá ser previamente agendada, por telefone, aplicativo ou site, para facilitar o acesso e o monitoramento da demanda, de forma a evitar aglomerações. O Poder Executivo também poderá realizar parcerias com hemocentros, hospitais, clínicas especializadas e núcleos de hemoterapia, visando a destinação adequada do sangue coletado, de acordo com as necessidades de cada instituição. O programa poderá ser custeado pelo Fundo Estadual de Saúde (FES), além de doações, convênios e operações de crédito.

Veto parcial

A nova lei foi aprovada com um veto parcial que recaiu sobre o parágrafo único do artigo primeiro que determinava que o programa fosse realizado através de ônibus. O governador declarou que consultou o Instituto de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcante (HemoRio) sobre o tema. “Acontece que já há duas equipes de coletas móveis, que saem de segunda a sábado, em todas as semanas do ano. 

No entanto, não são utilizados ônibus - como determina o dispositivo objeto do presente veto parcial -, e sim vans, que oferecem praticidade e flexibilidade bem maior”, explicou no texto da sanção.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: