No próximo domingo, 11, é celebrado o Dia dos Pais, uma das datas mais importantes para o comércio, mas também uma das que mais atrai a atenção de golpistas. Prova disso é que o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian aponta que, durante esta semana, mais de 217 mil fraudes podem ser evitadas com tecnologias de ponta que envolvem Verificação Cadastral, Biométrica, de Dispositivos e Documentoscopia. Se efetivadas, elas poderiam causar mais de R$ 1 bilhão em perdas financeiras para empresas e consumidores.
Se considerarmos apenas o final de semana da data, dias 10 e 11, a estimativa é que sejam detectadas mais de 93 mil ocorrências fraudulentas, podendo gerar prejuízos de mais de R$ 520 milhões. De acordo com Caio Rocha, diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, períodos de compras sazonais como esse, atraem criminosos especializados em golpes que utilizam links de promoção de produtos.
“O consumidor precisa ficar atento a ofertas muito atrativas, muitas vezes falsas, e que podem acabar em golpes. O mais comum é o roubo de informações pessoais, que podem ser utilizados indevidamente para pedidos de empréstimos, de cartão de crédito ou, ainda, aberturas ou roubo de contas em instituições financeiras. Em posse de informações pessoais, como CPF, RG, e-mail, fotos, entre outras, os golpistas podem ter acesso a contas bancárias e fazer transações em benefício próprio e a vítima, muitas vezes, só descobre quando o prejuízo já foi causado e seu nome está negativado”.
O executivo reforça, ainda, que “a tecnologia e a educação digital são essenciais para que os consumidores saibam reconhecer ações que visam o roubo de dados, para se proteger. Essa abordagem dupla não só protege informações pessoais, mas também contribui para uma cultura geral de segurança digital que beneficia toda a sociedade”. Confira, a seguir, algumas dicas para consumidores e empresas se protegerem:
Consumidores
- Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
- Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. É comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador;
- Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
- Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
- Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.
Empresas
- Com a aceleração da adoção de canais digitais na vida dos consumidores, as empresas estão cada vez mais investindo em métodos de soluções antifraude e tecnologias sofisticadas ao longo da jornada do cliente, para que a segurança da operação seja garantida;
- Faça a análise de compras: invista em camadas preditivas antifraude, principalmente as que realizam a análise comportamental dos seus clientes e usuários. Assim, sua empresa pode avaliar o histórico do consumidor no mercado;
- Contar com uma base de dados do cliente é essencial para reforçar a segurança de operações online. Nesse quesito, ter acesso a um cadastro atualizado dos consumidores, para checar a veracidade das informações fornecidas no momento de uma compra, é uma estratégia para reduzir os riscos na hora de vender;
- Invista em soluções antifraude em camadas: não existe uma bala de prata que funcione para todos os casos. Por isso, é importante munir o seu negócio com tecnologias de ponta que, combinadas, ajudem a blindar todas as etapas da jornada do seu cliente.
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