A 3ª edição da ExpoRio Turismo, maior evento de turismo do Estado do Rio de Janeiro, reuniu durante quatro dias, na última semana, cerca de 60 mil pessoas que conheceram um pouco mais das 12 regiões turísticas do Estado com destaque para a perfeita harmonia entre a serra e o mar que só o Rio tem.
Realizado pela Secretaria estadual de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, com a parceria institucional da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) e o apoio do Sesc e do Senac, o evento contou com com a participação de diversos palestrantes renomados, como os atletas Diego Ribas e Giovane Gávio; Antônio Rodrigues, dono da rede Belmonte; Luiz Calainho, sócio do Blue Note; e Alexandre Accioly, sócio do Roxy.
Os visitantes também puderam desfrutar de diversas atrações musicais, além de variadas opções de gastronomia, artesanato, produtos rurais e lazer. O secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, ressaltou a potência da ExpoRio para a divulgação do enorme potencial turístico do estado, ampliando a oferta turística e gerando cada vez mais oportunidades de atração de visitantes para conhecerem as inúmeras belezas naturais, a diversificada gastronomia e a cultura do interior.
“Tivemos um resultado expressivo em todas as atividades da ExpoRio e demos mais um importante passo para as ações de promoção nas 12 regiões turísticas do estado. Tivemos uma expressiva participação dos municípios do interior, que trouxeram para a capital seu artesanato, cultura, gastronomia e sua história”, destacou Tutuca.
Balanço positivo
Nos quatro dias, a ExpoRio Turismo apresentou as experiências e atrativos dos 92 municípios fluminenses. Ao todo, 55 municípios participaram presencialmente do espaço institucional onde os representantes tiveram a oportunidade de mostrar o que há de melhor nos seus destinos. A plenária Sesc e Senac contou com um total de 16 horas de palestras, somando 21 painéis e capacitações e cerca de 100 palestrantes no total.
A ExpoRio teve a participação do secretário Nacional de Turismo, Milton Zuanazzi, que integrou o painel sobre Turismo Comunitário. “O turismo de base comunitária e o desenvolvimento de produtos locais não só atraem mais turistas como os fidelizam. Eles vêm uma vez e querem voltar sempre, o que é muito importante para um turismo mais sólido e sustentável”, afirmou Zuanazzi.
O espaço “Vivências do Rio”, dedicado ao artesanato dos municípios do interior, teve a representação das 12 regiões turísticas. Os 92 municípios participaram do pavilhão dedicado às técnicas e à pluralidade dos trabalhos feitos pelos 653 artífices, que tiveram suas peças exibidas, em um esquema de rodízio, durante os quatro dias. No espaço do turismo rural, 31 agroindústrias da agricultura familiar estiveram presentes ofertando produtos de relevância turística.
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