Capela de Santo Antônio completa 140 anos

Tradicional igrejinha na Praça do Suspiro é um dos símbolos postais da cidade
sábado, 22 de junho de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Considerada a capelinha mais charmosa da Região Serrana, a tradicional igrejinha de Santo Antônio, na Praça do Suspiro, completou 140 anos na última quinta-feira, 20. A capela, localizada na Praça do Suspiro, é um dos símbolos postais de Nova Friburgo e não há turista que não se encante com sua beleza e singeleza. Tanto é que registrar a visita à cidade com fotos tendo a capela ao fundo é indispensável a todo turista. 

Pouca gente sabe, mas a Capela de Santo Antônio nasceu de uma promessa feita em alto mar. Samuel Antônio dos Santos era um maestro português que em 1858, durante uma travessia turbulenta entre Lisboa e a Argentina, fez uma promessa a Santo Antônio: se sobrevivesse à tempestade, ergueria uma capela em sua homenagem na cidade que escolhesse para viver.

Graças à intercessão do santo, o navio aportou no Rio de Janeiro e Samuel seguiu para Nova Friburgo, onde fundou a Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense, a banda civil mais antiga do Brasil. Através da banda, Samuel arrecadou fundos para construir a capelinha, que foi finalmente inaugurada em 1884.

Em 2011, a capelinha de Santo Antônio acabou tornando-se conhecida mundialmente, mas, infelizmente, em uma ocasião trágica. O gigantesco deslizamento na encosta do Morro do Teleférico que espalhou uma avalanche de lama na Praça do Suspiro atingiu parcialmente a igrejinha na maior tempestade da história na Região Serrana fluminense. A capela foi totalmente restaurada e continua atraindo devotos do santo casamenteiro. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: