A confiança dos empresários do comércio com a atual situação econômica do Brasil subiu pela segunda vez consecutiva, de acordo com sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), feita entre os últimos dias 3 e 7, com 653 entrevistados da região metropolitana e do interior fluminense.
O índice ficou em 101,3 pontos em junho, contra 99 de maio e 95,2 pontos de abril. Os subíndices “negócio” e “demanda” foram os responsáveis pela elevação. Segundo a pesquisa, os negócios subiram de 98,8 pontos para 103,5. A demanda foi de 100,4 para 103,1 pontos.
O indicador de situação futura apresentou queda de 125,7 pontos em maio para 122,9 em junho e puxou o índice geral ligeiramente para baixo, passando de 115 pontos da sondagem anterior para 114,3 na mais recente.
Sobre a Fecomércio
A entidade reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no Estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos.
A Fecomércio representa mais de 286 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 70% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,8 milhão de empregos formais, que equivalem a 61% dos postos de trabalho no estado.
Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ), a entidade atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.
Deixe o seu comentário